os melhores de 2021

 



Tá, mas imagina o seguinte: 31 de dezembro, meia noite, garrafas de champagne foram estouradas, fogos de artifício colorem o céu enquanto toda a sua família fica preocupada com os animais dentro de casa assustados com os barulhos.


Tá todo mundo feliz que o ano acabou, o pisca-pisca do natal ainda tá aceso, e você tá empolgada com sua lista de metas para o ano seguinte, animada para ler mais coisas incríveis.


Essa foi a realidade do Fantasma em 2020! Nossa única meta literária no final do ano passado foi dar prioridade para qualidade em vez de quantidade, e foi um sucesso!


Por coincidência, o desapego da ideia de que precisamos ler muito foi o que trouxe mais prazer às leituras escolhidas e a vontade em ler mais coisas ainda.


Esse foi o primeiro ano que não rolou uma ressaca literária (mas tudo bem se tivesse rolado!) e o resultado foram esses favoritos (sem ordem de preferência) aqui embaixo. Divirta-se!


1) The Song of Achilles (A Canção de Aquiles)


Quando eu li as primeiras páginas desse livro, eu soube que me destruiria na mesma proporção que me tornaria uma pessoa melhor, maior até.


A Canção de Aquiles é sim uma história trágica, mas é uma história sobre uma tragédia de guerra, não tragédia de amor. É sobre poder, força e razão, mas é mais sobre a lealdade e companhia. Sobre reconhecer alguém em qualquer circunstância, até mesmo na loucura.


Recomendo DEMAIS.


Você pode ler a resenha completa dele bem AQUI.




2) Anxious People (Gente ansiosa)


Essa é uma história escrita de maneira muito profunda e humorística sobre a vida, o casamento, sobre paternidade/maternidade, amor e sobre a morte, então é melhor você se preparar para ser refém desse autor que nos lembra que somos todos idiotas e o quão idiotamente difícil é ser humano.


Você pode ler a resenha completa dele bem AQUI.


E ainda por cima tem série! Pode procurar lá na patroa Netflix por “gente ansiosa” que você vai encontrar.



3) É Assim Que Acaba


Colleen Hoover escreveu um livro que arrepia, apaixona e dói. O que é justo, já que as vezes, aquele que nos ama é quem mais nos machuca.


Colleen Hoover escrevendo livros com personagens adultos é a minha coisa favorita, 5 estrelas e favoritado sem sombra de dúvidas!


Você pode ler a resenha completa dele bem AQUI.




4) Malibu Renasce


Como de costume com a autora, o livro vai muito além de contar os dramas e fofocas de celebridades fictícias. Esse é um livro feito de reflexão, amor, luto, lealdade.


Ler essa história é se deixar contagiar pela atmosfera viva, intensa e conturbada de cada personagem, conhecer os pontos de cada trajetória, cada escolha. Nós nos conectamos, mesmo que um pouco, com todos eles.


Você pode ler a resenha completa dele bem AQUI.




5) Um Lugar Bem Longe Daqui


Marcada pelo abandono. Devastada pelo preconceito. Movida pela solidão. Um Lugar Bem Longe Daqui é ainda mais impactante do que eu poderia ter imaginado!


O que mais me impressionou na história foi a forma como a autora mostrou a importância da educação e preservação do meio ambiente.


Com uma narrativa triste, poética e doce, acompanhamos o crescimento da jovem Kya em meio ao brejo e a ausência da sua família, uma jornada muito especial e transformadora.


Você pode ler a resenha completa dele bem AQUI.




6) Swimming In the Dark


Esse livro curto, profundo e agridoce foi o responsável por me fazer compreender um pouco mais sobre o meu gosto literário atual, e por isso ele está aqui.


E, claro, por sua escrita belíssima, narrativa viciante e personagens tão bem construídos que eu os reconheceria se olhasse no espelho, de tanto que eu os conheci.


O livro conta a história do Ludwik desde que ele tinha 9 anos morando na Polônia, se descobrindo gay, se odiando, se perdendo, se achando e conhecendo outras pessoas. Não é um livro cheio de acontecimentos, mas é recheado de sentimentos.


Você pode ler a resenha completa dele bem AQUI.





7) Matéria Escura


É com essa pergunta extremamente intensa que embarcamos na viagem que é Matéria Escura, um livro aclamado do mesmo autor de Recursão (que, ouso dizer, amamos em todas as nossas linhas do tempo).


De um jeito inusitado, o livro me levou a refletir também sobre tudo aquilo que acabamos negligenciando por estarmos perdidos na rotina cotidiana: aquela pulga atrás da orelha tentando nos convencer de que poderíamos estar fazendo coisas melhores, vivendo de outro jeito.


Você pode ler a resenha completa dele bem AQUI.




8) Writers and Lovers


Um livro perfeito para todas as pessoas que, assim como nós do Fantasma, são apaixonadas pela arte da escrita.


Descrito como a história de uma mulher cheia de problemas financeiros e emocionais que logo se vê envolvida em um triângulo amoroso, esse é um dos livros mais poéticos e melancólicos que li na vida, e não consigo parar de pensar sobre ele desde então.


Você pode ler a resenha completa dele bem AQUI.




9) Yes and I love you + What if you and me


Essas são duas histórias com personagens incríveis e lutas e realidades lindamente escritas! Não precisa ler um para entender o outro, mas te recomendo a ler os dois!


Jasper, Hollyn, Andi e Hill nos mostraram o que realmente significa encontrar e aceitar a si mesmo, não dando a outras pessoas o poder de nos dizer como devemos nos sentir, olhar, agir ou pensar.


Se você está com vontade de ler algo doce, mas isso ainda vai te fazer refletir sobre a vida, fique de olho nestas joia. Definitivamente vou carregar essas histórias comigo por muito tempo.


                


10) Recursão


O que você faria se um dia aparecessem memórias vívidas de coisas que nunca aconteceram em sua mente, pintando em tons de cinza todas as suas certezas? O livro é de uma profundidade inexplicável, muito mais do que "ficção científica sobre viagem no tempo".


Digo com a maior tranquilidade do mundo que acabei com lágrimas nos olhos e coração acelerado, sedenta por uma continuação. Essa é uma história que com certeza vou levar comigo por muito tempo.


Mal posso esperar pela adaptação da Netflix!


Você pode ler a resenha completa dele bem AQUI.




11) All Your Perfects (Todas as Suas Imperfeições)


Eu queria usar a droga que a Colleen Hoover salpica nos livros dela, porque sinceramente. Esse livro é um absurdo de tão lindo, devastador e emocionante. Completamente viciante, impossível de parar de ler!


Quinn e Graham estavam em sintonia, até que a idealização do futuro toma conta do presente, e nele nada mais prospera. Nem o diálogo, nem a companhia, muito menos o desejo de permanência.


CoHo escreve personagens adultos como ninguém!





12) Tell Me Lies


O maior surto que eu tive esse ano veio dessa história, que inclusive tá sendo adaptada pra um filme! Esse livro conta uma história sexy, emocionante e depressiva que explora um amor tóxico e vício em uma pessoa com traços sociopatas e narcisistas.


Tell Me Lies é sobre aquela pessoa que ainda te assombra, apesar de tudo. A pessoa errada, que faz coisas erradas, que te trata da maneira errada, e mesmo assim você não consegue deixar de lado. Aquela pessoa que você nunca vai esquecer, sabe?


Esse foi o primeiro livro de thriller psicológico que eu já li, e preciso dizer que estou traumatizada e provavelmente nunca na vida vou confiar em um homem. Risos Nervosos.




Escrever essa lista me deixou ainda mais grata pelo privilégio da leitura! Incentive seus amigos e familiares a incluírem “ler com mais qualidade” nas metas para 2022 enviando esse post pra eles!


E lembre-se: ler com mais qualidade é ler o que você quer e está com vontade, não o que você acha que deveria estar lendo, hein.


Beijo das Fantasmas e um excelente ano novo, família!

Postar um comentário

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita