eu cansei de ter medo de errar

 


Você era uma daquelas crianças que levantavam a mão para responder assim que o professor fazia uma pergunta na sua época de escola? Porque eu definitivamente não era.


Eu lembro de como as minhas mãos ficavam pegajosas e da sensação da minha orelha e nuca queimando quando eu precisava expressar a minha opinião sobre algum assunto que o professor perguntava.


Eu respirava fundo e a minha ansiedade já me preparava para o pior: a risada abafada dos meus colegas de classe diante da minha resposta errada, os cochichos entre todo mundo sobre o quão vergonhoso era me assistir gaguejando e tropeçando nas palavras.


Assim que eu abria a boca e respondia, eu percebia que o medo estava apenas na minha cabeça. 


Ninguém deu risada, não houve cochichos e eu não me senti mal por errar a questão. Meu professor me corrigiu e acabou que a minha dúvida era a mesma de outros alunos.


Ora, ora... quem diria que errar faz parte, hein? - atenção para a ironia.


Eu estava pensando bastante nisso durante as minhas aulas de inglês. Ter domínio sobre o idioma desde pequena me fez superar essa insegurança mais cedo, mas todas as vezes que eu vejo um aluno com as pernas bambas na hora de conversar em inglês, eu me sou levada de volta ao passado quando eu era eu quem estava com medo.


Mas não pense que isso acabou não! Eu posso não ter medo de falar inglês hoje, mas eu morro de medo de começar novas atividades e não ser “perfeita”, e isso me impede de ter experiências incríveis.


Mas te prometo que estou tentando mudar, e esse texto é uma prova disso! Em 2022, eu vou me expor mais e quero começar bem agora em 2021.


Lembre-se: ficar nervoso e se sentir inseguro em algo que a gente ainda não domina é super normal. O mais importante é você não deixar que o medo te paralise. Entenda que todos nós erramos e errar também faz parte da sua caminhada.


No final das contas, nós não temos mesmo medo de errar, nós temos medo das consequências do erro. A possibilidade de errar faz com que um alarme de “perigo” soe em nosso cérebro de forma ameaçadora.


Isso acontece porque o medo está ligado a nossa amígdala que, de forma bem simplificada, trabalha para identificar sinais de ameaças. Normalmente, a amígdala fica inativa, mas isso muda ao menor sinal de perigo.


Assim, o medo é capaz de ativar algumas áreas cerebrais que fazem com que nosso coração acelere para tentar encontrar uma rota de escape.


Quando nós suamos, por exemplo, nossos músculos se preparam para uma fuga e nossa atenção está totalmente focada em escapar. O medo de errar, entretanto, não precisa te causar tudo isso.


Nós podemos, sim, superar esse problema! Nossa cabeça, às vezes, pode ser a nossa pior inimiga. Se você se enxerga como alguém que só erra o tempo todo, as chances de você travar são bem grandes.


Nessa condição, o que você precisa fazer é identificar qual é a história que você está se contando e mudá-la para outra mais encorajadora. 


Então, por exemplo, talvez você esteja dizendo para você mesmo: “Se eu errar as pessoas vão rir de mim” e eu te pergunto, “isso é verdade?".


Falando sério, pare e pense: qual a pior coisa que pode acontecer se alguém rir? 


Primeiro, que precisa estar bem claro na sua cabeça de que você está aprendendo uma nova habilidade, assim como as outras pessoas, e você VAI ERRAR.


Você vai errar em algum momento. Aceita! Isso não é algo ruim, é algo inevitável e sinal de que você está no caminho certo.


Portanto, eu tenho um desafio: erre! Vem comigo, vamos tentar e errar juntos, eu e você. quero te mostrar que errar é algo, na verdade, muito bonito, é espaço para crescimento, melhoria e aprendizado.





Postar um comentário

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita