extra extra, uma artista rouba 4 lições de Roube Como Um Artista, entenda o caso

 


Esse ano eu li uma história pra lá de incrível em um livro de criatividade! 


Roube Como Um Artista, escrito por Austin Kleon, conta com 10 dicas de criatividade para acalmar o artista com crise existencial, e essas são as 4 brilhantes-necessárias-queria-ter-pensado-nelas-antes lições que eu tirei desse livro curtinho (que está disponível no Kindle Unlimited!)


1) Nada é original


Não se sinta culpado por buscar inspirações no trabalho dos outros. Nada vem do nada, todo trabalho criativo é baseado no que veio antes. Nada é totalmente original.


Tudo que precisa ser dito já foi dito, mas já que ninguém estava ouvindo, é preciso dizer outra vez.


Sabe aquele meme "nada se cria, tudo se copia"? É bem por esse caminho mesmo que estamos seguindo. O que você não pode perder de vista é que ninguém sabe fazer como você. 


Só você enxerga com os seus olhos e é capaz de trazer um novo ponto de vista para algo, e daí transformar em uma coisa completamente nova, por ser sua. 


Um exemplo claro disso são as trends do TikTok. Todos podem fazer a mesma "ideia" de uma coisa, mas cada um deles possui algo de completamente novo para compartilhar, seja uma dancinha, um meme, uma piada depreshow ou indicações de livros com a música do momento.


Lembre-se que é um privilégio, sempre, ver a mágica que você pode fazer com algo que já existe. 


2) Você é a soma das suas influências


Toda nova ideia é, na verdade, um remix de ideias anteriores. Você é, sem sombra de dúvidas, uma salada de tudo que deixa entrar na sua vida.


Nós somos talhados e moldados por aquilo que amamos.


Já dizia Taylor Swift, you are what you love, você é o que você ama. Coisas incríveis acontecem quando você abraça a sua personalidade e sente orgulho do que vê.


Você é suas músicas preferidas que te fazem dançar sozinho no quarto, quando ninguém está vendo. Você é a sua risada alta quando seu personagem preferido de uma série faz uma piada besta. Você também é parte do universo do seu livro preferido, você é muuuita coisa massa demais! 


Dica de uma Fantasma: vai pro pinterest ASSIM QUE ACABAR DE LER ESSE POST e faz um moodboard com tudo que chama a sua atenção, essa é a única regra. Se quiser alguma inspiração, nós temos o nosso bem aqui, é só clicar.


3) Fingir até conseguir


 Quem você quer ser? 


Você precisa se comportar de acordo com o trabalho que quer, não de acordo com o trabalho que tem, e precisa começar a fazer o que quer agora. 


Você começa como um impostor e torna-se real.


Acho que posso falar em nome de absolutamente todo mundo dessa realidade maluca que nós vivemos: a ansiedade por querer ser algo que você não é, é real.


Perdi a conta de quantas vezes nos últimos anos eu não fiquei frustrada por querer ser redatora e trabalhar com isso, mas estava presa em uma faculdade que eu achava chata e num estágio chato, que me sufocava a cada segundo do dia porque eu sentia estar perdendo tempo fazendo o que eu não gosto.


Até o dia que eu comecei a escrever e se referir a mim mesma como redatora. Até a bio do meu perfil pessoal no instagram eu mudei para redatora hahaha! E não é que funcionou? 


Às vezes, nós somos a nossa própria pedra no sapato, sabe? Quer ser escritor? Comece a escrever. Você pode ser absolutamente quem você quer ser. Dá uma fuçada aí dentro de você e escreva tudo o que quer de diferente, e comece a mudança. 


Se você não curtir, tá ótimo também, pelo menos você foi corajoso a ponto de mudar... hora de partir para a próxima.


4) Não jogue fora nenhuma parte sua


Você pode até cortar algumas paixões da sua vida e dar atenção a somente uma, mas eventualmente você começará a sentir a dor da perda. Não descarte nada, mantenha todas suas paixões na sua vida.


Não se preocupe com a coerência entre uma parte e outra - o que unifica todo o seu trabalho é o fato de que você o fez.


Você pode gostar de piano, de pintar, de escrever, ler e cozinhar, e ainda assim querer se dedicar à carreira de advogada, entende? 


Não sacrifique nenhuma parte de você... cada pedacinho da sua história é responsável por quem você é hoje, e isso é muito legal.


Esse livro foi absolutamente tudo que eu precisava ler, e ainda tem mais dois depois dele. Se você quiser comprar, vou deixar logo aqui embaixo os links que te levarão no site da Amazon. Comprando por esse link, você estará ajudando o Fantasma Literário sem gastar a mais por isso :)


        


Conheça nosso perfil no Instagram para conferir indicações de leitura e ficar por dentro de tudo que rola no nosso mundo!





Postar um comentário

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita