eu fiz uma TBR pra setembro?

 


Oi deus, sou eu de novo com uma TBR 😬


Não vou mentir, galera... seguir uma TBR não é muito a minha praia, mas acho que esse mês será diferente🤞


Eu estive bem focada em ler somente livros mais leves e bem menos densos nos últimos meses para me impedir de cair em uma ressaca literária, e foi a melhor coisa que eu fiz.


Não sei como é com você, mas parece que a minha cabeça está sempre me cobrando ler livros enormes ou "difíceis", como se isso fosse me validar de algum jeito, mas eu sei muito bem que isso não significa nada, então resolvi só ler o que eu estivesse afim mesmo.


O resultado disso foi uma maratona de romances incríveis e duas novas autoras preferidas: Christina & Lauren (autoras de The Unhonneymooners)!


Por estar sempre lendo livros relativamente mais tranquilos, a ressaca literária não veio e eu consegui manter um ritmo saudável de leitura diária, o que me incentivou a voltar para algumas leituras mais "densas".


Dá só uma olhada em alguns livros que eu quero ler durante esse mês:


A Little Life, por Hanya Yanagihara




Eu li esse livro há um pouco mais de um ano em português e ele foi minha melhor/pior leitura de todos os tempos. O livro é extremamente descritivo e avassalador, sem falar que tem uma lista de possíveis gatilhos maior que qualquer outra que eu já tenha visto.


A razão por eu querer reler esse calhamaço é justamente para aproveitá-lo melhor. Eu acho que fiquei tão amparada pelas emoções que essa leitura provoca que eu posso ter deixado passar algumas coisas que hoje fariam a diferença.


Além disso, recentemente eu me dei conta de que deixei de aproveitar realmente algumas leituras por conta de problemas de tradução! Oras bolas, jamais que eu quero deixar de sugar cada variação de combinação das letras do alfabeto nas páginas desse livro incrível.


Aliás, se eu pudesse te dar um conselho, ele seria: leia em inglês. Garanto que, se você gosta de saborear a leitura tanto quanto eu, a experiência da leitura em suas palavras originais é completamente diferente.


Isso porque no inglês nós temos muitas palavras que significam a mesma coisa em português mas são usadas em contextos diferentes, e confie em mim: Faz. Toda. A. Diferença.


Inclusive, tem post que pode te ajudar por aqui:


Só Escute, por Sarah Dessen




Aqui está o livro aparentemente mais leve da minha lista de leitura de setembro.


Esse bebezinho está dando sopa na minha prateleira há alguns meses, e chegou a hora dele ir para a área de "lidos" do meu perfil no Goodreads.


Minha melhor amiga e a outra metade do Fantasma, Carol, leu esse livro há alguns anos e gostou bastante, e como nós temos praticamente o mesmo cérebro e coração, acho que a probabilidade de que eu goste tanto quanto ela é gigante.


O livro conta a história de Annabel, que se viu extremamente sozinha e infeliz após descobrir o distúrbio alimentar da sua irmã até conhecer Owen Armstrong, um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar.


Me disseram que esse livro não é um romance comum, que entrega muito mais do que aparenta, o que significa que eu estou mais que presente. Não posso negar minhas raízes, eu amo um bom romance!


Lolita, por Vladmir Nabokov



E voltamos para o lado depreshow do Fantasma.


Comecei a ler esse livro em meados de 2020 mas não conseguir levar à frente por motivos de: eu já estava bad demais (risos nervosos).


Essa história é polêmica, irônica e feita para confundir o leitor sobre quem é o vilão e quem é o mocinho. 


(Não me leve a mal, mas uma narrativa sobre o amor obsessivo um cara de de meia-idade por uma menina de 12 anos deixa bem claro para mim quem é o vilão da história).


A ideia é que você veja Lolita, a paixão de Humbert Humber, o protagonista, do mesmo jeito doentio que ele a via: uma jovem ávida, teimosa, e provocadora.


Pelo fato de muitas pessoas não conseguirem "enxergar" que a criança estava sendo demonstrada como os olhos doentes de Humbert a viam, o livro foi considerado um romance intenso por bastante tempo e Lolita passou a ser vista com a reputação da maioria das mulheres até pouco tempo atrás: em busca da atenção de um homem para a tornar completa.


Lembro que quando eu comecei a ler, fiquei simplesmente encantada com a escrita. O vocabulário dessa história é muito lindo, a ambientação é cativante e a proposta de te confundir em quem é a caça e quem é o caçador é quase que enfeitiçadora.


Me desejem sorte!


It's Kind of a Funny Story, por Ned Vizzini




Esse é o título original do livro que inspirou o filme Se enlouquecer, Não se Apaixone.


Preciso confessar que já assisti ao filme quando eu tinha uns 11 ou 12 anos, mas tenho certeza que os meus olhos de criança sentiram o efeito somente do que era relevante pra mim na época hahaha.


Estou confiante que agora, 10 anos depois, eu aproveitarei muito mais a leitura, principalmente por ser em inglês. O livro foi comprado em um sebo na cidade de Brasília, e o fato de ter marcações e anotações de um estranho em páginas aleatórias torna tudo mais emocionante pra mim!


O livro mostra a decisão de Craig Gilner, de 16 anos, de se internar por um breve período em uma clínica de saúde mental, motivado pelo estresse de ser adolescente. Acontece que a ala jovem está fechada, então ele tem que passar a sua estadia de cinco dias com adultos.


Tô bem animada pra ler esse.


E essa foi a minha lista de leitura para esse mês de setembro. Me conta nos comentários, você já leu algum desses livros? Quer me contar algo sobre eles sem nenhum spoiler? 🤪


Aliás, tem algum livro que você queira ler esse mês? 👇




Postar um comentário

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita