não seja um fiscal de leituras

ATENÇÃO! Começa hoje o primeiro puxão de orelha via blog para todos os fiscais de leitura do outro lado da tela! ⚠️🤓 





Recentemente, um amigo me pediu um livro emprestado e veio até minha estante para escolher, e o que saiu da boca dele foi o seguinte: “você tem algum curtinho que não seja bobo ou de adolescente? ”. 😒 

Esse comentário me fez perceber o quão desvalorizado são os clichês, os jovens adultos, romances ou qualquer outra obra de gênero mais leve, o que é bem injusto (ênfase no bem), uma vez que foram estes os responsáveis pela criação do hábito de leitura em si de praticamente todos os leitores hoje em dia. 
Para início de conversa, esses livros foram a chave que abriu a porta do mundo literário para tanta gente! Eu, por exemplo, mergulhei em páginas influenciada por Percy Jackson e por Harry Potter, e ambas as séries trouxeram grandes ensinamentos à minha vida, causando um impacto mais que positivo: meu amor por leitura. 🧜🏻‍♂️🗡️🔮⚡ 
Além disso, livros que contam a história pela perspectiva de um adolescente, que passa por situações que todos nós já passamos ou vamos passar, como o primeiro amor, ou a sensação de não pertencer a um lugar, por exemplo, têm grande peso para um leitor, gerando sentimento de compreensão, companhia, e de esperança, pois tudo (quase) sempre acaba bem. Eu amo uma luz no fim do túnel! 🔦 
Outro ponto super positivo, e esse eu encho o meu peito para dizer: Nada Melhor Que Um Clichê Para Curar Ressaca Literária. Não me entenda mal, mas eu fico muito sugada ao ler um calhamaço carregado de sofrimento, apesar de gostar. A dificuldade de superar o “trauma” de um livro pesado me impede de começar outros, e tô aqui pra te dizer que um bom romance de inimigos que se apaixonam (o famoso enemies-to-lovers) é o meu remédio. 🥰 
O que eu quero dizer com isso tudo é que todos os livros são importantes, não importa se falam de vampiros, bruxos, semideuses, adolescente apaixonados, ou qualquer outra coisa! É corajoso e mágico o suficiente se permitir fazer parte de um outro universo, ou seja, não vamos condenar quem não lê Dostoiévski e outros clássicos. 🙄🗣️ 
Dito isso, qual seu clichê preferido e por quê? Conta pra gente, estamos curiosas! 👀




Um comentário

  1. Oi Isabelli
    Não tem nada mais revoltante do que essas pessoas que desconsideram um livro só pelo gênero ou pela idade, ou pelo tema. Leitura é leitura, e independente de suas características, vamos aprender algo com suas obras. Eu sinto muita raiva de quem só considera livro clássico importante, é chato pra caramba e só mostra o quanto a pessoa tem a mente fechada.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita