em defesa do livro, sempre! | #DefendaOLivro



Não é segredo para ninguém que vivemos num país onde a maior parte da população tem inúmeras dificuldades de acesso à cultura. Segundo pesquisas de mercado, um brasileiro lê em média dois livros por ano e 30% da população nunca comprou um livro, nem se interessa pelo assunto. Triste, né?

E, pra piorar nossa situação, o ministro Paulo Guedes enviou uma proposta de reforma tributária, colocando uma taxação de 12% em cima dos livros, o que vai tornar esse acesso ainda mais difícil do que já é.

Como vai dificultar?

Se a proposta for aprovada, os livros vão encarecer (ainda mais), e isso não afeta apenas as pessoas que gostam de ler, mas também as editoras menores que já lutam para sobreviver e principalmente os próprios autores. Nesse cenário, o governo receberá ainda mais do que eles — em média, um escritor recebe 10% de direitos autorais.

Usando as palavras do próprio manifesto “Em Defesa do Livro”, publicado pelos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, assinado por oito entidades ligadas ao mercado editorial:

Menos livros em circulação significa mais elitismo no conhecimento e mais desigualdade de oportunidades no país das desigualdades conhecidas, mas pouco combatidas.

Ao ser questionado sobre isso, o ministro afirmou que doariam livros para os "pobres e frágeis", mas os ricos deveriam pagar impostos sobre os mesmos... não preciso falar que é praticamente impossível acreditar nisso, certo?

Precisamos de meios para incentivar a cultura, e não o contrário. A cultura transforma vidas e já passou da hora de ser levada a sério. Por isso, o Fantasma Literário sempre sairá Em Defesa do Livro.

Esperamos que vocês também. Diga não à reforma tributária e #DefendaOLivro!



Ainda não se descobriu nada mais barato, ágil e eficiente do que a palavra impressa – em papel ou telas digitais – para se divulgar as ideias, para se contar a história da humanidade, para multiplicar as vozes da diversidade, para denunciar as injustiças, para se prever as mudanças futuras e para ser o complemento ideal da liberdade de expressão.





12 comentários

  1. Oi, Carolina tudo bem? Já assinei a petição. Um absurdo se isso for aprovado, é por essas e outras barbaries que o Brasil nunca será um país desenvolvido. Torcemos para que esta reforma tributária absurda não seja aprovada. Parabéns pelo post de conscientização e alerta da população leitora do país. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano,
      É realmente muito absurdo, espero que a gente consiga reverter essa situação.
      Obrigada pela visita e apoio! Vamos juntos tentar fazer a diferença nessa país maluco que vivemos.
      Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Carol! Tudo bom?
    É ridículo que num país onde livro JÁ É um artigo de privilégio e luxo (porque é assim que é tratado né, já é muito caro pra ser acessível à população toda), essa lei só surge pra elitizar ainda mais o conhecimento e a cultura. E num país onde a gente é governado por um bando de asno (que o animal me perdoe a metáfora), não surpreende que uma medida dessa esteja tentando ser tomada. Eu espero que a voz do povo se faça ouvida dessa vez, porque me dá desespero pensar no futuro do mercado com essa lei implementada.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nizz!
      Eu não poderia concordar mais! Também não esperava nada diferente vindo desse governo, como a famosa expressão "desapontada, mas não surpresa", mas ainda assim consegue nos tirar totalmente do sério. Vamos torcer pra que tudo dê certo no final, né?
      Obrigada pela visita e conversa!
      Beijos.

      Excluir
  3. Nossa, mas a cada dia esse governo bosta só me faz passar raiva viu... pelamor de deus! Taí um povo que quer que sua população seja desinformada mesmo
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza,
      Realmente não tem explicação e nem dá pra defender. Cada dia tem uma palhaçada nova... vamos torcer pra não ser aprovada.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Olá, Carolina.
    Quando vi sobre isso fiquei indignada. Já é tão dificil fazer alguém se interessar pela leitura e ainda mais dificil comprar um livro ai me vem um absurdo desses. Porque não diminui os gastos a toa dos políticos em vez disso? E não vem com essa de vai doar para os mais pobres não, vão doa igual fizeram agora com esses 600 reais de ajuda que só deu dor de cabeça para quem realmente precisa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil,
      Concordo plenamente! Se nosso sistema de ensino público já é quase completamente abandonado, até parece que vão se dar ao trabalho de doar... também fico indignada, e fico feliz de ver toda essa mobilização, pelo menos. Dedos cruzados!
      Beijos, obrigada pela visita!

      Excluir
  5. É mesmo revoltante essa taxação, a comunidade leitora além de não ser grande já sofre com preços altos em livros físicos. Esse desgoverno a cada dia desanima mais quem trabalha com educação é triste demais que isso aconteça, espero que voltem atrás com a pressão do público!

    Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Revoltante é apelido! Sigo na torcida para que dê tudo certo no final... é incrível como, ao invés de apoiarem a cultura, fazem questão de deixar toda a população desinformada e no escuro.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Oi Carolina,
      Estou participando dessa campanha contra a taxação lá no instagram. Acho importante sua postagem para explicarmos tudo que está acontecendo e mais pessoas aderirem a causa!
      beijos
      http://estante-da-ale.blogspot.com/

      Excluir
    3. Fico feliz em ver tantas pessoas movidas com essa causa, Ale! Vamos juntos reverter o jogo <3

      Excluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita