Você com certeza já ouviu falar desse livro por aí, né? Escrito por Ray Bradbury e considerado um clássico da ficção científica e da literatura distópica, acompanhamos a trajetória de um bombeiro cujo trabalho, na verdade, é atear fogo em livros ao invés de apagar incêndios.
Nesse mundo, as pessoas vivem em função das telas e a literatura está ameaçada de extinção, onde os livros se tornam objetos totalmente proibidos e seus portadores, criminosos. Mas, depois de conhecer uma jovem de comportamento suspeito que desaparece e sua esposa colapsar mentalmente, Guy Montag percebe que sua vida está longe de ser a mesma.
Então, vê agora por que os livros são tão odiados e temidos? Eles mostram os poros no rosto da vida. As pessoas acomodadas só querem rostos de cera, sem poros, sem pêlos, sem expressão.
E aí, está na dúvida se esse é o livro certo para você? Confira aqui 3 motivos que podem te incentivar a conhecer essa história.
1) Leitura acessível
Quem teme livros clássicos pelo mesmo motivo que eu, de achar que não vai conseguir aproveitar tanto a leitura por causa de uma linguagem rebuscada, vai ter uma boa surpresa. Tem muitos elementos mais “fantasiosos”, mas é fácil de captar a mensagem transmitida.
Se você se interessa em começar a ler clássicos, essa é uma boa escolha! Outras obras muito recomendadas nesse estilo são 1984, do George Orwell e Admirável Mundo Novo, do Aldous Huxley.
2) Reflete nossa sociedade
Assim como a maioria dos clássicos discutidos constantemente, não é difícil de fazer diversas ligações da história com a nossa realidade atual. Uma nota no início da edição da editora Biblioteca Azul explica muito bem essa questão, e vale a pena ser lida apenas no final, porque contém spoilers.
3) Tema que merece ser discutido
Essa é, entre muitas coisas, uma boa discussão sobre a censura, o poder da cultura pra moldar nossas opiniões e até mesmo como um hábito pode alterar completamente o nosso consumo e até mesmo a percepção de mundo.
Um dia ainda leio esse livro. Eu ainda sou meio pé atrás com clássicos, mas eu tenho uma amiga que ama esse e vive me indicando
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Lu, estou no mesmo time que o seu haha mas achei esse super tranquilo! Espero que goste.
ExcluirOi
ResponderExcluirsempre leio comentários positivos, e tenho curiosidade em ler essa história, quem sabe um dia. Ola tenho um pouco de medo de algo parecido acontecer, do jeito que anda a politica.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Denise, realmente, ta cada dia mais difícil por aqui :/ mas não podemos perder as esperanças, né?
ExcluirCaramba, eu já queria ler esse livro, agora quero mais ainda para poder comentar com minhas amigas. Esse é um ótimo livro para debates pelo visto.
ResponderExcluirJardim de Palavras
Oi Mel,
ExcluirÉ realmente muito reflexivo e vale super a pena uma discussão sobre ele. Espero que você goste!
Oi, Carolina! Como vai? Eu li este livro já faz um tempinho, e é uma leitura ímpar, pois é muito perceptível a questão da censura inserida nesta obra. É um livro que merece ser lido sem dúvida. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Adorei sua observação e fico feliz pela sua visita e apoio de sempre. Abraço!
ExcluirOi, Carol! Tudo bom?
ResponderExcluirFaz uns anos que tô querendo ler, mas sempre me enrolo e acabo não lendo. Comprei ele nessa book friday e queria encaixar em alguma TBR antes do fim do ano; é aquele tipo de livro que, realmente, TODO MUNDO precisa ler e falar sobre.
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Oi Nizz,
ExcluirQue bom que você conseguiu aproveitar pra pegar ele na Book Friday! Espero que goste e aproveite como a maioria haha beijos!
Oi oi amore,
ResponderExcluirAinda não li essa obra mas está na meta desse ano e pretendo cumprir ainda este mês. Amei o post, e os motivos foram ótimos. Espero ler e gostar tanto quanto você.
Atenciosamente, Enjoy Books
Me conta o que você achou depois que terminar! É uma história bem reflexiva e faz muito sentido ser considerada um clássico :)
Excluir