entregue suas Flores Para Algernon | Daniel Keyes



Esse livro definitivamente não faz parte dos que chamam minha atenção, e eu não digo isso só pela capa e pela premissa, mas principalmente por ser categorizado como ficção científica. Tenho dificuldades com esse gênero e foi somente no segundo semestre de 2020 que decidi dar uma segunda chance.

E ainda bem que eu fiz.

Conheci o título por meio da lista de 30 antes dos 30, da Pam Gonçalves, autora em quem confio na indicação quase de olhos fechados, já que nunca falhou comigo antes. 

O que me convenceu a ler Flores Para Algernon foi ver a Pam em prantos nos stories e no YouTube, além de ter um leve pé na ficção científica e o resto do corpo mergulhado no drama, grande vantagem, já que estava disposta a sair da minha zona de conforto.


Outro ponto a seu favor, sendo que este só descobri ao estar imersa nas páginas, é que é uma grande lição e estímulo à empatia, um tema que se tornou extremamente sensível para mim desde que finalizei a leitura de Uma Vida Pequena, da Hanya Yanagihara, que deixou cicatrizes permanentes no meu acervo literário.

Flores Para Algernon conta sobre Charlie Gordon, um homem na casa dos 32 anos, portador de deficiência intelectual, que não foi diagnosticada em nenhum momento da história, até porque estamos falando sobre um livro publicado nos anos de 1959. Tendo em vista que o li em pleno 2020, me deparar com a banalidade do termo “retardado mental” foi bem incômodo e despertou algo frio no estômago, justamente por ser um termo ofensivo e retrógrado.

Charlie apresenta uma enorme deficiência relacionada à compreensão e percepção das coisas à sua volta, tendo muita dificuldade de aprendizado, de memória e, principalmente, de reconhecer situações cruéis, maldosas e sacanas, coisas que percebemos nos primeiros 10% do livro, já que é narrado em formato de relatório de progresso, quase como um diário.

Aliás, achei esse um ponto sagaz que demostra a habilidade com escrita e imersão no personagem que são entregues na performance do autor, pois torna-se clara a evolução de Charlie, ao passar por uma cirurgia experimental, cujo intuito era deixá-lo mais inteligente, justamente porque ele mesmo escreveu seus relatórios de progresso.

A chave da história é que Charlie foi o primeiro humano submetido a uma cirurgia no cérebro, a qual não só “curaria” seu “retardo mental”, mas o deixaria mais inteligente que a maioria das pessoas “normais”.

Assim, em seus primeiros relatos, nos deparamos com frases simples, curtas e repletas de erros de gramática, além de comprovar sua inocência quando se via no meio de pessoas que tiravam sarro de si, e se aproveitavam de sua deficiência. Todavia, com o passar do tempo após a cirurgia, nós, leitores, vemos um Charlie completamente diferente, cuja linha de raciocínio ultrapassa gradativamente a de todos à sua volta.

O sucesso atingido pelo procedimento cirúrgico me deixou quase que incomodada, pois é nitidamente cruel fazer com que o ser humano evolua mentalmente, e continue emocionalmente “retardado”. Foi agonizante ler Charlie relatar sobre conflitos de sua infância, lidar em terapia com o abandono de sua família (a qual ele sequer lembrava da existência antes da operação), enquanto se gabava de aprender em dias o que pessoas levavam anos.

Outro ponto bastante sensível foi perceber que Charlie era completamente invalidado como ser humano antes de ser “inteligente”, de forma que o cientista responsável frequentemente se gabava de como ele não era nada antes do experimento, ficando diversas vezes ressentido por não ser reconhecido como um senhor ou mestre por Gordon.

Ora, é claro que por mais incrível que tudo tenha sido, não cabe a ninguém tratá-lo como um animal de laboratório, o que desafia a crença de que alguém com Q.I abaixo de 100 não mereça consideração.

Enfim, uma das grandes lições do livro é que inteligência não é, por si só, suficiente quando você não se desenvolve emocionalmente, mostrando quão importante o amor físico é, e quão necessário é para nós estarmos nos braços do outro, dando e recebendo.

O livro é excepcional em vários aspectos, tanto por sua mensagem quanto por sua maestria em navegar entre a ficção científica e drama. Gostaria de poder forçar todo mundo a lê-lo.





12 comentários

  1. Ah, te entendo completamente quando diz que queria forçar todo mundo a ler haha e entendo bem o porquê, nem li o livro mas já vi que é extremamente emocionante. Eu amo ficção científica, e esse já estou apostando que irá ficar marcado. Sua resenha está incrível, tão bem detalhada. Acredito que vou chorar muito quando ler esse livro, do jeito que sou sensível rs'
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Melissa! Espero que tenha uma experiência tão incrível quanto eu com essa leitura. Abraço!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Particularmente gosto bastante de ler ficção científica. Este livro eu não li, mas já me interessei por lê-lo futuramente. Sua resenha ficou incrível, parabéns! Que bom que você deu a chance ao livro e não se decepcionou. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luciano! Definitivamente lerei mais livros do gênero, se tem uma coisa que eu posso falar é que não fiquei decepcionada! O próximo da lista de ficção é "Jogador Número Um". Qual livro você me indica?

      Excluir
  3. Oi Isa, fiquei encantada em ler sua resenha e emocionada também, mas não leria este livro no momento sabe.
    Apesar disso fiquei comovida pela história de Charlie, parabéns pela resenha, transpareceu toda a emoção!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras doces, Mila!

      Respeitar nosso próprio tempo é algo muito importante, fico feliz que você tenha tamanha maturidade para lidar com essas consequências. Apesar disso, espero que dê uma futura chance ao Romance/Ficção/Drama e que sua experiência seja incrível e amadurecedora, assim como foi comigo.

      Abraço!

      Excluir
  4. Oi Isa,

    Confesso que não conhecia o livro e assim como você não é um gênero muito familiar para mim.
    Mas a premissa desse livro é ótima e fiquei bem curiosa para ler.
    Dica anotada!

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jé!

      Já tô feliz que a dica foi anotada hahahaha

      Espero que possa dar chance a ele no futuro! Abraço!

      Excluir
  5. Oi Isabelli,
    Nossa, está todo mundo elogiando e indicando esse livro! Fico até curiosa!
    Vou ficar de olho nele nesse final de semana de promoções da Amazon. Parece ser sensacional!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sobrenome devia ser promoção da amazon hahahahahaha

      Espero que encontre! Beijos!

      Excluir
  6. Eu conheci esse livro há pouquíssimo tempo, por uma amiga, que me incentivou a fazer uma leitura coletiva. Pretendo começar esse mês ainda, mas já estou com certo "medinho" do que vou encontrar. Pelo que você falou, sairei da minha zona de conforto total, já que a ficção científica é deixada de lado, para dar lugar ao drama. Mas espero aprender boas lições com essa leitura.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Ei, Hanna!

    Como eu disse na resenha, creio que esse tá muito mais pro lado do drama do que da ficção! Mesmo assim, pode ter certeza que sairá da sua bolha!

    Espero que goste tanto quanto eu. Abraço!

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita