culpa, fofoca e As Mães | Brit Bennett


Chamando todos os fofoqueiros de plantão!

Ok, talvez isso pareça esquisito, mas preciso dizer: esse é um livro cheio de fofocas. 


Fofocas daquele clássico grupo de mulheres da igreja da sua pequena cidade do interior.


Fofocas principalmente sobre Nadia Turner, uma jovem adolescente que passa a viver apenas com seu pai e se vê obrigada a lidar não apenas com o luto da perda de sua mãe, mas também com a culpa de esconder um segredo que vai segui-la por todos os dias de sua vida.


Segredo que existe graças ao Luke, charmoso filho do pastor, que rapidamente se vê ligado à personagem de um jeito muito mais intenso do que qualquer um dos dois poderia esperar. 


E, é claro, tudo isso acontece muito antes dos dois conhecerem a doce e inocente Aubrey, que carrega sua própria história conturbada que deseja esconder a 7 chaves... até se aproximar da dupla, em momentos e situações bem diferentes.


Me surpreendi por um livro tão curto tratar de tantos assuntos importantes e de um jeito certeiro que nos obriga a ver a vida sob outra perspectiva. Estou falando sobre racismo, religião, trauma, saúde mental, aborto e o que a sociedade espera das mulheres, mais especificamente quando o assunto é maternidade.

Apesar de ter personagens jovens, a autora tem uma narrativa muito inteligente e madura, com diversos questionamentos e reflexões ao desenrolar de cada etapa da vida de cada um dos personagens.


Aos poucos, acompanhamos o ponto de vista dAs Mães e encontramos novas peças para montar o quebra-cabeça confuso e sonhador das vidas de nosso trio principal.

Todos os bons segredos têm um sabor antes de serem contados.


Com frases muito bem colocadas, "As Mães" da Brit Bennett, é uma história que vai te fazer refletir o tempo todo ao acompanhar a trajetória de personagens que aprendem a lidar com culpa, traumas, luto e os inúmeros desafios de tentar encontrar seu lugar no mundo.  

Especialmente quando as Mães da sua igreja local estão de olho em todos os seus passos e cheias de expectativas sobre você e sua família. 

Alerta de gatilho: aborto, suicídio, violência física. 


O outro livro da autora, chamado de A Metade Perdida, foi lançado através do Intrínsecos, clube de assinatura da Intrínseca, e mal posso esperar para conferir.

Já ouviu falar sobre algum deles? Qual foi o último livro que te pegou de surpresa?

20 comentários

  1. Menina, que loucura! :)
    Fiquei curiosa sobre a narrativa do livro. Gosto de autores que nos fazem provocações em seus livros.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela fez um trabalho maravilhoso nas provocações dela, Fe!
      Super sutis e instigantes. Espero que goste <3

      Excluir
  2. Oi, como vai? Me parece ser uma obra bastante envolvente e instigante. Que bom que gostou da leitura. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu vi este livro sendo comentado esta semana em um canal que sigo e fiquei curiosa. Já imagino que toda esta rede de fofoca, que com certeza dever ser bem preconceituosa, vai me tirar do sério. Ainda assim, gostaria de conferir. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, eu diria que não me tirou suuuper do sério por ter sido apresentado de um jeito mais sutil. Mesmo assim, foi mais impressionante do que qualquer outra coisa!

      Excluir
  4. Oi Carol, tudo bem? Eu não conhecia esse livro, mas achei interessante os temas, tem até fofoca! Acho que é uma leitura que curtiria bastante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Carolina,

    Eu ouvi falar bem desse livro. Esse é o tipo de livro que eu to lendo ultimamente, algo tipo Elena Ferrante.

    Acho que o tema de maternidade tem me chamado a atenção. Esse livro é tipo Big Little Lies ou Incêndios por toda parte? Pelo menos eu tenho a impressão de que estão dentro do mesmo gênero.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super considero parecido com Pequenos Incêndios! Mas mais simples de acompanhar, porque a Celeste cria histórias bem carregadas e cheias de personagens, e aqui temos menos pessoas. Faz sentido? Haha
      Beijo!

      Excluir
  6. Ooi
    Esse livro sempre me remeteu a só um chicklit, sabe?! Mas com tantos assuntos atuais eu estou bastante curiosa para ler.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks
    Top comentarista valendo a saga Harry Potter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, eu também achava! Mas é bem mais intenso e me impressionou bastante.

      Excluir
  7. Só o título já me chamou bastante a atenção, e sabendo que são fofocas de beatas de igreja então... nem imagino o quão ferina a língua delas poderia ser sobre a moça. Tem alguns livros que são assim mesmo, falam logo o que tem para falar, e não economiza nas palavras. Em poucas páginas temos um tesouro nas mãos, melhor do que muito "tijolinho" que só enrola e diz nada.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hanna, você falou absolutamente tudo o que penso! Aposto que pode curtir muito esse se der uma chance. Beijo!

      Excluir
  8. Gosto desses livros que de forma fácil e certeira, nos mostram outras visões sobre assuntos importantes

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura bem legal e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane,
      obrigada pelo carinho <3 espero que esse livro te encante como aconteceu comigo!

      Excluir
  10. Oi Carol,

    Não conhecia esse livro, mas gostei da premissa dele e dos assuntos abordados.
    Dica anotada!

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita