as palavras incríveis da Sally Rooney


Foi no início desse ano quando eu rolei o feed no instagram e vi uma foto da incrível autora e booktuber, Pam Gonçalves, fazendo tudo menos economizar palavras para falar de um romance diferentão que entrou para a lista de favoritos dela.


Em um único post eu fiquei determinada a ler Pessoas Normais, da Sally Rooney, e ainda bem que eu fiz, mas eu não estou aqui para falar disso. Eu vim enaltecer a escrita brilhante da autora e porque isso a torna tão diferente de tudo que encontramos no mercado.


Sally Rooney nasceu na Irlanda e se formou em letras pela universidade de Trinity, em Dublin. Também foi participante do grupo de debate da universidade, que é conhecido por um dos meios mais rigorosos em termos de discussão do país todo. 


Aliás, ela fez questão de incluir o curso de Letras, a universidade, e o time de debate em que estudou no seu romance “Pessoas Normais”, os transformando em cenário para a narrativa, bem como para acrescentar profundidade em seus protagonistas, Marianne e Connell, pois estes frequentam a escola e os grupos mencionados.


Quando descobri que os personagens estudaram e participaram da mesma universidade em que a autora, entendi a maestria com que as descrições são feitas, justamente porque foram vivenciadas pela autora. Me deparando com essa informação, me pergunto se a autora quis mostrar frações de si mesma nos seus protagonistas, e até onde eu estava lidando com uma história de ficção.


Seus dois romances, “Conversas Entre Amigos” e “Pessoas Normais”, ambos publicados no Brasil pela Companhia das Letras, definitivamente não são leituras leves. 


Temas como relações familiares, depressão, sexo, submissão, jogos de poder e pressão da sociedade são abordados com tanta precisão que parecia que a autora descrevia justamente o que eu pensava, mas não sabia como colocar em palavras, e foi aí que eu entendi que não estava lidando com uma escrita convencional e rasa quando se tratava de Sally Rooney... era como nada lido antes.


Confira a resenha de Conversas Entre Amigos aqui!


Buscando por opiniões de outros leitores, encontrei algumas pessoas dizendo que a autora escreve de maneira crua e melancólica, com situações e personagens tóxicos e humilhantes, o que “problematizou” suas histórias. Tentei olhar para esses comentários como algo negativo, mas não tive sucesso, pois entendi justamente a mensagem que Sally queria passar, mostrando personagens com tais traços. 


Outras pessoas criticaram seu segundo romance, Pessoas Normais, pela falta de um plot, alegando ter tornado a história cansativa e lenta, como se estivessem percorrendo um caminho sem saber reconhecer o destino final, e eu não poderia discordar MAIS. 


Sally trouxe uma realidade comum de poucos anos de vivência de duas pessoas comuns, e não precisou de um plot para ter emoção e curiosidade com o que vem a seguir.


Sua narrativa é bastante elaborada e visual, é possível ver, sentir e ouvir todas as suas descrições, o que eu acho um bônus gigantesco. Inclusive, senti familiaridade indescritível ao assistir à adaptação de seu livro pela Starz Play, com Normal People. A série foi facilmente adaptada e montada, e parecia que eu estava lendo o livro todo de novo.


Indico as obras de Rooney para pessoas que gostam de uma narrativa mais melancólica e com personagens profundos, mas já aviso para não esperar uma história mirabolante cheia de coisas e diálogos improváveis de acontecer na vida real. É tudo muito crível e bonito, justamente por ser tão inesperadamente normal.




6 comentários

  1. Sua resenha mostra que você claramente se encantou pelo livro, o que me fez ficar com muita vontade de ler, mesmo não fazendo muito meu tipo.

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir
  2. Eu, Isabelli, tudo bem? Eu ainda não conhecia a autora e também não conhecia os livros, mas gosto de visitar muitos blogs porque sempre acabo fazendo uma nova descoberta. É ótimo quando a gente gosta muito da escrita de um determinado autor e acabamos encantados pela a história, né? E sobre o livro ter muitas críticas, é super normal e mais normal ainda é pessoas amarem e odiarem uma mesma história, e tá tudo certo. E pelas palavras utilizadas no post, parece que você curtiu muito os livros!



    Books House

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabelli,
    Ainda não conheço a escrita da Sally, mas quero! Estou com 'Pessoas Normais' no kindle e em breve quero dar uma chance, vejo muitos elogios a autora.
    Ainda mais depois que o livro foi adaptado. Eu acho que vou gostar!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Ainda não li nada desta autora, mas tenho vontade de conhecer suas obras pelo tanto de elogios que vejo receber. Dica anotada.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. A autora vem sendo bastante recomendada. Eu não curto muito esse estilo de leitura, mas não descarto que seria uma experiência interessante e diferente.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. É tão bom quando o(a) escritor(a) de um livro consegue nos fazer se identificar né?
    Ainda não li nada da autora e geralmente não me dou muito bem com livros mais dramáticos, mas eu amo essa forma de escrita que é crível e delicada, quando estiver no momento certo, quero conferir pelo menos um livro dela.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita