o poder de Conversas Entre Amigos | Sally Rooney


Quando leio as frases certeiras da Sally, tenho a impressão que de as cenas descritas possuem um tom azulado e gosto amargo, e não me refiro somente à Conversas Entre Amigos, também atribuo Pessoas Normais a esta categoria. 

A tristeza e a solidão se tornam familiar a meros 5% da leitura, quando pego meus sentimentos inconscientes perfeitamente comportados em frases bem específicas. Me senti vista e identificada conforme mergulhava na personalidade de Frances e me deparava com a linha de pensamento sutilmente (descaradamente) depressiva e dependente de aprovação alheia. 

Frances, uma estudante de vinte e poucos anos que vive em Dublin, é escritora e apresenta em público suas peças de poesia com Bobbi, sua ex-namorada e melhor amiga. Bobbi é mais comunicativa e de personalidade mais marcante do que Frances. Quando Melissa, uma fotógrafa, se aproxima de ambas para oferecer um perfil em uma renomada revista, elas aceitam de bom grado.

Enquanto o encanto de Bobbi por Melissa aumenta, Frances se aproxima pouco a pouco de Nick, o marido de Melissa que é ator e não muito bem sucedido, e a relação de poder que se estabelece entre os quatro se torna cada vez mais complexa.

Discordo daqueles que pensam que o livro se trata de apenas de “Conversas Entre Amigos” ou de um romance extraconjugal qualquer, pois diversas vezes a autora aponta a toxicidade dos personagens e das situações travadas entre eles, bem como a banalização de cenas emocionalmente cruéis. 

Este é inteiramente sobre a personalidade depressiva, dependente, autodestrutiva e de baixa autoestima da Frances, e não precisa ser um gênio para entender isso. É por conta disso que tudo que acontece ao seu redor é lícito em sua ilicitude, uma vez que ela permite que algo proibido seja feito, e ouso dizer que há uma certa beleza em sua tristeza, por mais cruel que isso seja. 

No final das contas, todos os personagens dos os livros da Sally deviam fazer terapia.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a descrição dos personagens coadjuvantes pelo ponto de vista da protagonista, a qual caracterizava todos com um traço cruel e superior a ela. Aos olhos do leitor, Frances era incapaz de fazer novas amizades sem se rebaixar em busca da atenção delas. 

Detesto dizer que me encontrei em várias situações do livro, mas alivio a minha barra porque é meio impossível não se identificar com a apatia dos personagens. A leitura é mais que válida e nenhuma perda de tempo!




9 comentários

  1. Oi Isabelli,

    O livro é bem interessante, confesso que não é muito meu gênero, mas o trabalho da autora abordando esses temas me fez ficar curiosa.
    Dica anotada.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Isabelli como vai? Me parece um livro bastante agradável de ser lido, principalmente para os leitores que gostam deste gênero literário. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Isabelli!
    Não conhecia esse livro, mas achei interessante.
    E achei interessante você se abrir e dizer que se enxergou várias vezes nele durante a leitura.
    Sinto que não é um livro tão leve, né, já que tem tantas relações tóxicas e depressão.
    Mas fiquei curiosa, confesso!


    Beijooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  4. Sounds very interesting. And oh so trending! Great review!

    ResponderExcluir
  5. It is interesting to read books about friends. I feel we need more books about friendships. I sometimes wonderful how especially women friendships have changed over the years, especially in the states.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Isabelli!

    Não conhecia ainda a obra, parece ser uma leitura daquelas pesadas, mas necessárias

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Isabelli.
    Eu não conhecia nem o livro nem a autora ainda. E apesar de ter achado o livro interessante eu não leria ele no momento porque estou preferindo ler livros mais leves. Mas vou deixar anotado para uma futura leitura.
    A Carolina pediu uma fruta lá no blog e vou dar para vocês a minha fruta favorita: Morango.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor!!!!
    Ainda não li o livro, mas que post maravilhoso você fez, amei o que você pontuou!!
    Quero ler, que bom que gostou!

    Beijinhos 😗
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  9. Quero muito conhecer a escrita da Sally, não tinha ouvido falar sobre esse livro mas já conhecia Pessoas Normais. Eu gosto desse tipo de leitura mais melancólica e parece que essa iria me agradar muito e também me identificaria hahaha <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita