Surpreendente | Maurício Gomyde



É seguro dizer que o título do livro fala pela obra em si. Quando comprei "Surpreendente", foi graças às críticas maravilhosas que eu via a respeito dele em todo lugar - resenhas em blogs, postagens no Instagram.

Essa é mais uma delas.


Na maioria das vezes, livros nacionais são negligenciados por blogueiros ou amantes da literatura por inúmeros motivos, o que é um pecado, mas me incluo no meio. Um dos motivos para não termos muita vontade de ler pode ser por achar que ele não será tão interessante quanto os internacionais, ou por simplesmente não ser lá tão famoso. Fico feliz em dizer que essa obra de Maurício Gomyde publicada pela editora Intrínseca é uma bela exceção. 


Pedro é um sonhador diretor de cinema, apaixonado por criar coisas novas e intensas que vão mudar o dia e a vida de alguém. Uma doença degenerativa em sua visão pode atrapalhar muitas coisas no processo criativo e na vida no geral, mas nada o impedia de sonhar e ir atrás de seu sonho, o prêmio Cacau de Ouro. 

Cristal é ruiva com olhos verdes, uma física nuclear dirigindo uma scooter que jurava não explodir um quarteirão inteiro. Não é preciso de muito para descrevê-la. É uma daquelas personagens tão marcantes que míseras palavras não parecem capazes de abranger toda a sua maravilhosidade.  

Embora as personalidades dos dois fossem bem distintas, seus diálogos sempre foram muito interessantes e a conexão entre eles foi arrebatadora. Irônicos e sonhadores em uma medida maravilhosa.

Aliás, dou destaque aqui a todos os diálogos e personagens da história - todos, sem exceção, foram muito bem construídos, e a leitura flui maravilhosamente fácil. 

Mayra, a garota mais criativa da região, e Fit, sempre com referências a todos os desenhos animados que já existiram, completam o quarteto principal que aparece ao longo da história. E, meus amigos, que quarteto incrível. 


Antes de chegar à decisão sobre qual assunto o do novo filme vencedor seria, Pedro desistiu de um projeto e precisou que uma notícia ruim o inspirasse. Tudo o que ele queria era uma segunda chance. E quando a teve, foi a fundo nela com garras e dentes. 


A obra é muito inspiradora e nos deixa com uma sensação gostosa no final de que somos capazes de conquistar qualquer coisa. Maurício deixa claro o poder que uma (ou mais) amizades tem na vida de uma pessoa, o que é uma das coisas que mais apreciei em toda a trajetória dos nossos personagens principais. 

Só o fato de ter pessoas dispostas a dirigir sem rumo em uma lata velha apenas porque desejam te ver feliz já é algo grandioso. Perceber que elas nem por um momento questionam suas verdadeiras intenções, com uma lealdade quase cega e te apoiando em todas as suas ações, custe o que custar, é de uma raridade surpreendente. E, acima de tudo, nos mostra o quanto são humanos. 

Achei interessante ver como Pedro aproveitou sua "segunda chance" com tanta bondade, tanto prazer. Ao invés de sentir-se melancólico e injustiçado, lutava diariamente para trazer felicidade tanto para pessoas próximas quanto para completos estranhos, o que é incrível. E, quando as sensações ruins finalmente decidem tomar conta dele, mais uma vez vem a minha cabeça a ideia de como ele é humano e real. 

A família tem um papel muito importante na história, tanto os pais de Pedro - divorciados recentemente e com um segredo importante que ele descobre ao longo da trama - quanto a família unida, alegre e maluca de Cristal. A avó de Pedro é a responsável por uma grande descoberta, e foi dela que ele ganhou o presente mais especial de todos. 


Uma das coisas que mais gostei foi a tentativa de Pedro e Mayra de manter vivo o "cineclube", uma espécie de cinema no subsolo do restaurante da tia de Mayra onde ele escolhia um filme e o mostrava para quem quer que aparecesse, comentando sobre a obra antes e depois da exibição. 



Sempre usando seu colar de olho turco, mesmo que sua fé tenha se abalado em certos momentos e o inevitável em sua saúde tenha acontecido, vale muito a pena conhecer essa história que nos ensina que as coisas podem ser boas, mesmo que não pareçam ser, e sempre teremos uma CHANCE.


E, quando essa CHANCE no sentido ruim passa para o bom sentido, não há nada mais a temer. Não é preciso muito para que alguém - ou, nesse caso, um livro - possa te surpreender. 





                                           



20 comentários

  1. Sempre vejo falarem muito bem desse livro e vez ou outra ele ta na promoção né? Quero muito colocar ele no carrinho na minha próxima compra pois me interesso super na temática!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarissa!
      O preço dele ta ótimo na Amazon, recomendo aproveitar essa promo. Compra sim, e me conta o que achou!
      Beijos, agradecemos a visita!

      Excluir
  2. Oi, Carol
    Eu sempre vi esse livro e ficava com medo de comprar ele. Não por ser nacional, até porque descobri agora, mas porque eu não me sentia cativada pela capa, imaginava que não veria uma grande história, mas já quero ler ele! Fiquei surpreendida com os pontos que citou.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Ainda bem que minha resenha te deixou mais interessada. A capa de fato faz sentido com a história e ela é muito mais interessante do que parece de fato.
      Beijos, obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oi Carol, acho uma pena esse preconceito literário, tem tanto coisa nacional boa! Eu não conhecia o livro, mas achei sua resenha tão poética e a história tão boa que fiquei curiosa! Gosto quando os livros nos inspiram e nos deixam felizes no final! Gostei da dica.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, é mesmo uma pena!!!
      Agradeço o elogio e garanto que a história é mesmo boa assim. Se você gosta dessa temática tanto quanto eu, recomendo muito que você tente essa leitura.
      Beijão, agradecemos a visita!!

      Excluir
  4. Ameiiii sua resenha :)
    Já ouvi falar desse livro, mas nunca tinha visto uma resenha tão boa.É tão bom ler algo que nos dê esperança né? Pelo menos eu acho,rs.

    Obrigada <3


    beeijão
    https://bookelandia.blogspot.com.br/
    https://floreiacarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, Carol, me abraça!
      Fico muitíssimo feliz que tenha gostado, de verdade <3 é maravilhoso encontrarmos leituras inspiradoras. Deixa a experiência ainda mais gostosa!
      Eu que agradeço!!!!
      Beijão do Fantasma.

      Excluir
  5. Oi Carol,
    Tenho esse livro no kindle, mas nunca o li. Vale tanto a pena assim?
    Já tinha lido elogios, mas sempre vou adiando... Vou pegar para valer esse semestre ainda!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Em minha humilde opinião, vale muito!
      Se eu fosse você, adiantaria essa leitura o quanto antes. Me conta depois o que achou, espero que goste tanto quanto eu!!
      Beijão do Fantasma

      Excluir
  6. Olá,
    Eu sempre curti os livros do Gomyde. Quando abri o blog e ainda era um feto, ele veio depositou confiança e deixou conhecer sua obra e fiquei encantada pela escrita dele e suas histórias. Eu ganhei esse livro numa promo, estou querendo muito ler esse ano. Espero conseguir porque sei que vou amar as referências cinéfilas. Já ri com o nome do prêmio. O casal parece ser bem do tipo dele, bem capaz de eu curtir também.

    bjs
    FELIZ PÁSCOA =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!
      Que bom que você teve um bom contato com ele!!! Não tenho como opinar sobre as outras obras, mas pelo tanto que gostei desse eu super recomendo.
      Espero que você tenha uma experiência boa com essa obra! Me conta depois o que achou ❤️
      Beijão, uma ótima Páscoa e agradecemos a visita!

      Excluir
  7. Oi, Carol!
    Eu adoro ler livros nacionais por isso: eles nos surpreendem!
    Ao contrário do que você disse, eu procuro conhecer vários autores brasileiros, pois alguns dos meus preferidos estão por aqui <3
    Esse livro está na minha wishlist faz tempo, mas nunca tenho a oportunidade de ler. Espero que eu consiga ler em breve!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Concordo plenamente e espero que você goste dessa leitura tanto quanto eu. Foi bem emocionante e recomendo do fundo do coração para todos!

      Excluir
  8. Olá Carol
    Eu fico muito triste com o fato dos livros nacionais não terem tanta atenção nos blogs e em todos os espaços direcionados a literatura, pois tantas obras incríveis são invisíveis, mas eu acredito que com o passar do tempo isso melhore, inclusive estou pensando em fazer um projeto de escolher alguns meses para ler apenas autores nacionais, farei alguns convite a alguns blogueiros quando começar e projeto e caso queira participar do projeto sinta-se a vontade!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nívea!
      Primeiramente tenho que dizer que adorei a ideia do projeto. É mesmo uma pena que autores nacionais não tenham tanto "peso" quanto internacionais.
      Em segundo, adoraria participar desse projeto que nem conheço mas já considero pakas!
      Beijos, agradeço muito o convite e o comentário.

      Excluir
  9. Oiii Carol

    Nunca havia prestado muita atenção nesse livro, apear das boas criticas que ja havia lido. Ele parece ser bem legal mesmo, pelo que vi na resenha. Gosto quando aborda varios temas e não fica só centrado em romance, principalmente quando se desenvolve mais na parte de relações em familia e tal.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      É mesmo raro uma história que não se preocupe exclusivamente no romance, e essa é uma bela exceção. Espero que tenha a oportunidade de ler futuramente!
      Beijos, agradecemos a visita!!

      Excluir
  10. Oi! O Mauricio tem um jeito bem especial de escrever, suas histórias são muito emocionantes. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida! Não posso opinar em outras obras, mas se tratando dessa, você tem absoluta razão!
      Beijos

      Excluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita