A Febre | Megan Abott


Se você se interessa por livros de suspense agoniantes, do tipo que demora para você conseguir entender o que diabos está acontecendo, aqui vai uma boa recomendação para acrescentar à sua lista de leituras. 
Não sou muito acostumada a ler livros de suspense, apesar de me interessar cada vez mais pelo gênero e ficar quebrando a cabeça tentando decifrar o que vai acontecer em seguida. No caso dessa história, a pergunta certa seria com quem vai acontecer em seguida, e por quê? 

Além dessas, as minhas perguntas básicas foram: 
Será que é a vacina? 
Alguém andou envenenando as meninas? 
O quê o lago brilhante tem de tão perturbador? 
O. Que. Está. Acontecendo? 

Deenie e Lise são melhores amigas, junto de Gabby, completando o Trio Ternura. Como toda amizade de infância, as menininhas eram inseparáveis até que começaram a crescer e amadurecer - então começam a se interessar por garotos, ter amizade com outras garotas (que as amigas talvez não aprovem), explorar sua sexualidade e manter segredos que futuramente serão revelados. 

Tudo parecia normal até o dia em que o mundo decidiu virar de cabeça para baixo. 

Lise teve um surto que a levou para o hospital, completamente fora de si, levando embora a garotinha animada e cheia de vida que era antes. 

Depois dela, outras garotas começaram a ter surtos cada vez mais inexplicáveis: a segunda foi Gabby, deixando Deenie completamente desconcertada e cada vez mais incomodada com toda a situação. Quais as chances de que suas únicas amigas começavam a se afetar tão misteriosamente? 

A história vai se alternando entre os pontos de vista dos integrantes da família Nash: Deenie e Eli, filhos do professor de química do colégio em que estudam, Tom, um homem que carrega muito amor pelos filhos e melancolia pela mulher que os abandonara na cidade tão diferente que Dryden se mostrou ser. (A típica cidade pequena e misteriosa dos livros, onde ninguém é o que parece ser e tudo é meio sinistro). 

Os capítulos não são muito longos e os próprios pontos de vista dos personagens são curtos o suficiente para que a leitura seja fluída, simples e rápida. 

Apesar de ser uma história retratando muita agonia, incertezas e um quê de malícia, Megan Abott usa e abusa de uma escrita que é muito fácil de compreender, criando personagens complexos que sobreviveram, em sua maioria, a certos traumas que até então não mostravam sinais de terem os abandonado. 

O livro mostra alguns bons sinais de relacionamentos abusivos, ansiedade e depressão, de maneira mais "simples" mas ainda assim impactante (como deveria ser).  Apesar de não se aprofundar tanto nesses quesitos, acho interessante o pouco que tenha sido mostrado, para acrescentar a todo o mistério da história. 

Particularmente gostei muito da escolha da capa - é intrigante e faz muito jus à trama, assim como o título, - e estranhei um pouco o tamanho da fonte. As letras são bem mais miúdas do que estou acostumada, mas depois de um tempo isso deixa de ser um problema. (Não era exatamente um problema, mas tudo bem, acho que você deu para entender). 

Embora eu deva admitir que esperava uma resposta mais definitiva para todas as perguntas, no final das contas, o livro mostra que não importa o quanto achamos que conhecemos uma pessoa, podemos estar enganados. 

Megan mostra que, embora tentemos a todo custo encontrar respostas para todas as nossas perguntas, a vida simplesmente não funciona dessa maneira o tempo todo. 

Todos nós podemos mudar e todos nós carregamos nossos próprios pecados, escondidos por baixo de toda a nossa pele, como uma febre que se estabalece e demora a passar.




14 comentários

  1. Oi, Carol
    Eu acho que nunca ouvi falar desse livro mas me interessei muito pela sinopse. Normalmente eu sempre gosto das tramas mas não há quem me faça ler, sinto a maior preguiça de começar, mas vai que seja diferente.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Espero que, caso dê uma chance para esse livro, ele te agrade!! Também faço muito isso de ter interesse mas deixar a preguiça me dominar.
      Beijos!!

      Excluir
  2. Oi, Carol!
    Ainda não conhecia este livro, mas gostei do que você disse sobre ele. Acho interessante quando os autores resolvem trabalhar esse tipo de temática, porque as pessoas são sempre surpreendentes — seja para algo bom ou ruim.
    Me pareceu um livro interessante!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fe!
      Fico feliz que tenha gostado do meu relato e é realmente uma temática muito interessante e no caso dessa obra, achei muito bem feito.
      Beijos! Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Aqui em Portugal o livro tem o nome de "O Contágio", não é o meu género literário preferido, mas parece uma história com algum interesse. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mais do nome aí do que aqui!
      Também não é o gênero da minha vida, mas achei que valeu a pena até.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Carol,
    Estou começando minhas leituras de suspense agora e estou empolgada.
    Acho que vou ler essa dica, hein?
    Beijo
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Que bom que está empolgada. Não tenho lá muita experiência mas as poucas que tive foram bem agradáveis!
      Me conta o que achou caso ler a dica :)
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Carol, tb não sou muito de ler suspense, mas gostei da história desse, parece intrigante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Que bom que a história também pareceu te agradar!!!
      Beijos

      Excluir
  6. Suspense é meu gênero favorito para livros e filmes.
    Conforme fui lendo a sinopse pensei: "Hum... histeria coletiva." Haha. Mas, acho que não, a coisa aí parece ser muito mais profunda.
    Amei a resenha e já coloquei o livro na minha lista de futuras leituras
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leslie, que bacana saber que esse é o seu gênero favorito!
      Confesso que não tenho como te responder a respeito de "histeria coletiva" ou não, mas eu diria que você não está inteiramente errada... a história foi bem doida, na verdade.
      Agradeço muito o carinho e fico feliz que tenha gostado da resenha a ponto de querer lê-lo! ❤️
      Obrigada pela visita

      Excluir
  7. Olá Carolina
    Eu amo livro de suspense, apesar de que esse tipo de livro me irrita um pouco, mas mesmo assim se eu pudesse leria apenas mistérios para o resto da minha vida!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nívea!
      Consigo entender perfeitamente a sua irritação e carinho pelo gênero. Chega a dar nos nervos, mas não conseguimos parar!!
      Beijos

      Excluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita