Juntando os Pedaços | Jennifer Niven



Menina boba,
O seu diferente era
O tempo todo
O seu mais lindo
- Atticus

Todos os pedacinhos desse livro são um ensinamento pra vida. Acho importante citar a incrível apelação ao estereótipo que essas 391 páginas trazem, e o reforço de como nós não temos controle sobre as lentes com que as outras pessoas escolhem nos olhar e interpretar.

Não sei vocês, mas a cada livro que eu leio eu tiro uma lição dele, e deste em particular não foi diferente. Sempre me preocupei demais em como eu parecia aos olhos alheios, e me policiei em aspectos que hoje me arrependo. É uma luta a cada dia, tanto para mim e para Libby Strout, quanto para você e para o Jack Masselin.

Libby Strout representa tudo aquilo que eu queria ser, mas tudo o que os outros enxergam é a Ex Adolescente Mais Gorda dos Estados Unidos Mas Ainda Muito Gorda. Após a morte de sua mãe, a Libby Imensa Por Dentro passou incontáveis dias dentro de sua própria casa lidando com seu pai em luto e seu sofrimento. Ansiedade, tristeza e medo são somente três dos tópicos ligados a compulsão alimentar e foi a partir daí que a balança apontou 226 quilos, e algum tempo depois, seu teto foi arrancado para que ela pudesse sair de casa. Literalmente.

Três anos depois e 125 quilos a menos, Libby voltou para escola determinada a arrasar! Iria aprender a dirigir, dar uns beijos em alguns carinhas, fazer amizades maravilhosas e emagrecer mais alguns quilos em maratonas de sexo. Libby rainha, o resto nadinha. Pena que o que ela encontra são olhares tortos, piadas, bilhetes maldosos e o Rodeio das Gordas.

Muito gorda para ser linda, dançarina, amada ou respeitada. Só que as Pessoas Pequenas (por dentro) não aguentam o fato de alguém ser grande, e é assim que muita gente enxerga muita gente. Exceto Jack Masselin, ele não enxerga ninguém. Quer dizer, mais ou menos. Olha, é complicado, ok? De qualquer maneira, a vida é curta demais pra você fingir não ser magnífica.

Mass tem Prosopagnosia (eu sei, também não achava que isso existia de verdade), uma doença que impede seu cérebro de juntar todas as informações de um rosto e formar uma imagem em sua cabeça. Ninguém sabe. Isso é um saco. Mais saco que isso é ter que fingir ser um merda para que todos relevem o fato de que você jamais se lembrará de ninguém. Quer dizer, quase ninguém.

O garoto tem estilo, língua afiada, abraço apertado, por fora ostenta um cabelo crespo gigante e pele marrom bombom bem da cor do pecado. Por dentro ele é um cara que gosta de desmontar objetos e reconstruí-los e queria pode fazer isso com ele mesmo. Mass também é um outsider missunderstood, e tudo o que eu sinto é vontade de dar um abraço e sussurrar que tudo vai ficar bem, mas por mais que dê vontade, não podemos lutar a batalha por outras pessoas. Mais uma lição que o livro ensina.

A quantidade de merda que o livro aborda é incrível também, a maneira com que nós somos escrotos enquanto tratamos os outros e usamos como desculpa a autodefesa pra ser mais merda ainda! Vocês também ficam putos com isso? É uma merda. E quando você percebe, você está quase se esforçando pra se encolher, como se conseguisse se concentrar o suficiente e ficar do tamanho dos outros. É quando o Jack entra na história.

Jack esteve presenta na trajetória de Libby desde sempre e nenhum dos dois sabia como proceder a este fato. Ela tinha cheiro de sol e ele tinha gosto de alegria. Confiança, respeito, mãos dadas e coração acelerado. Danças e várias primeiras experiências. Esse livro é único.

A amizade desenvolvida entre os dois na metade do livro é enorme! Um carinho mútuo que fez meu coração de criança sair do quarto e ir pular amarelinha na rua, pisar em poças de água e ver tudo fazendo splash. Óbvio que um romance se inicia, e não poderia ser melhor. Dessa vez, meu coração (e os dos dois protagonistas) nem no planeta fica mais, vai até a lua e recolhe umas estrelas no caminho.

É como se tudo d e s a c e l e r a s s e. 
E parasse. Quão incrível é encontrar alguém que quer saber tudo o que se passa em sua cabeça? Me diz.






16 comentários

  1. Olá Isabelli
    Recentemente terminei de ler o livro Por Lugares Incríveis da Jennifer Niven e fiquei muito abalada com o livro, chorei horrores e não consigo superar o enredo, e depois que terminei fiquei ansiado por mais livros da autora, e quero muito ler juntando os pedaços, pois sei que vou amar!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alo alo!
      Vai amar mesmo! O livro é lindo e inspirador, amei demais. To lendo all the bright places agora e sigo apaixonada!
      Beijão do Fantasma!

      Excluir
  2. Eu não sabia da existência dessa doença, prosopagnosia.
    Amei a resenha, me pareceu um livro pra entrar de cabeça e saborear cada capítulo.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, nem eu! Fiquei chocadona!
      Mas é um livro incrível, super indico.
      Beijão, Les!

      Excluir
  3. Oi! No momento estou lendo livros mais leves, mas quero ler essa história um dia, passa uma grande lição. Esses protagonistas parece nos conquistar pela sua história e a forma como superam tudo. O romance deve vir para completar. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, esse romance é um link de tudo! Vale muitíssimo a pena!
      Beijo do Fantasma!

      Excluir
  4. Oi, Isa! Tudo bom?
    Eu sou completamente apaixonada por esse livro. A Jennifer escreve histórias maravilhosas, mas essa em particular é um raio de sol para o coração <3
    Amo a Libby, amo toda a energia positiva que ela emana e queria muito que ela fosse real só pra ser amiga dela. Que personagem incrível! Deu até uma saudade do livro.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dê! Tudo ótimo por aqui e espero que por aí também.
      A autora é maravilhosa e cada página desse trama veio pra somar. Puta leitura boa!
      Beijão do Fantasma!

      Excluir
  5. Oiii Isa


    Esse livro tem pinta de ser bem intenso, daqueles que deixam a gente com as emoções à flor da pele. Tenho muita vontade de conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ah, esse livro é intenso em suas peculiaridades, mas é lindo demais!
      Vale o galinheiro todo, nem a pena hahaha
      Beijão do Fantasma!

      Excluir
  6. Oi, Isabelli
    Eu já li o livro e gostei tanto quanto você. Ele mexeu na forma como a gente julga e vê o outro, e como isso acaba condicionando a vida dessa pessoa por causa de algo que falamos ou pensamos sobre ela. Amei os personagens, eles são fofos e a Libby tem uma personalidade e tanto.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Nossa, esse livro foi um tapa na minha cara! Melhor tapa literário que eu já levei! Fico feliz que tenha gostado da leitura.
      Beijão do Fastama!

      Excluir
  7. Oi Isa, tudo bem? Eu tenho muita vontade de conhecer as obras dessa autora porque sempre leio resenhas bem positivas. A amizade dos protagonista parece ser algo muito fofo e o tema é mega importante, acho que irei me emocionar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, por aqui tá tudo certo e espero que por aí também!
      A amizade do Jack e da Libby é tão ❤! Amo demais.
      Vale muito a pena conhecer não só essa obra mas outras da autora, ela merece muito.
      Beijão do Fantasma!

      Excluir
  8. Oi Isa!
    Eu gostei do livro, mas confesso que esperava bem mais, levando em consideração "Por Lugares Incríveis" que eu AMO!
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!
      Eu divido essa opinião com você, sabia? Achei o livro inspirador, amável e recheado de lições positivas, mas admito que eu esperava outra coisa. De qualquer maneira, foi muito bom ter lido. To no processo de ler Por Lugares Incríveis ainda, mas sei que a pegada é outra.
      Beijão do Fantasma!

      Excluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita