a sutileza da vida e A Amiga Genial | Elena Ferrante

 


Preciso começar dizendo que eu não fazia ideia do que esperar desse livro.


Eu só sabia que Elena Ferrante é uma autora misteriosa, que escreve sob anonimato e é muito aclamada, com direito a adaptação para o cinema de 2 livros diferentes. Esse, pela HBO, e A Filha Perdida, lançado recentemente na Netflix.


Felizmente, posso mencionar que meu primeiro contato com a escrita da Elena foi um sucesso absoluto.


E é tão difícil falar sobre ele.


A Amiga Genial conta a história de Lila e Lenu, da infância à adolescência, explorando não apenas a dinâmica entre as duas, mas a convivência com todas as pessoas do seu pobre e violento bairro em Nápoles, na Itália.


De cara, percebemos como é difícil para Elena, (nossa Lenu), ser tão igualmente fascinada e desafiada por Lila, uma jovem brilhante e que causa o terror por todos os lugares onde passa, principalmente por causa de sua língua afiada e temperamento forte.


E, quanto mais seus mundos se encontram aos poucos, nós leitores também nos tornamos obcecados.


Obcecados pela amizade, pela inocência de ser criança e começar a entender seu lugar, pelo potencial carregado nas duas, pelas fofocas e todo o drama que ronda a vida de personagens tão reais, imperfeitos e cheios de traumas.



O que mais chamou a minha atenção foi o jeito que a autora descreve a ambientação. É como se o lugar onde elas estão também fosse um personagem, vivo, cheio de pontas afiadas e detalhes que passariam despercebidos se você não estivesse totalmente preso na história.


E é nítido como a precariedade do bairro em que moram e as pessoas ao seu redor as faziam sentir inferiores, não merecedoras de opções melhores... como é estar exposta a coisas que vão ditar o resto de suas vidas, crenças e comportamentos.


E o jeito que a educação se tornou um meio de entender mais do mundo e descobrir que o que conhecem dele não é a única coisa que existe, a verdade universal.


Havia algo de insustentável nas coisas, nas pessoas, nos prédios, nas ruas, que somente reinventando tudo, como num jogo, se tornava aceitável. Mas o essencial era saber jogar, e eu e ela, eu e ela apenas, sabíamos fazê-lo.


A Amiga Genial é uma história completamente Humana e focada na vida dos personagens, com descrições palpáveis e que te transportam para dentro de um mundo de miséria, descoberta, sonhos, intrigas e tantas outras emoções impossíveis de nomear.


Para mim, considero um livro que fala de Tudo e Nada ao mesmo tempo: mesmo em meio a tanta sutileza, é impossível não sentir o impacto de temas muito mais profundos do que aparentam.


A Amiga Genial é o primeiro de uma série de 4 livros, contando a história das personagens principais a cada fase de suas vidas. 




Um comentário

  1. Oie, conheço brevemente o livro, mas não cheguei a me aprofundar na obra. Pela sua opinião, fiquei curiosa para saber mais.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita