as histórias emocionantes de Três Mulheres | Lisa Taddeo


Uma das experiências mais marcantes no meu ano passado foi conhecer as histórias de Lina, Maggie e Sloane. Três Mulheres reais, cheias de Desejos Reais e vidas de Tirar o Fôlego.


A autora Lisa Taddeo passou uma década inteira viajando pelos Estados Unidos e conhecendo diversas mulheres “comuns”, de todas as origens e regiões possíveis, e esse livro é o retrato impressionante de uma parte de sua jornada. 


Lina é dona de casa, mãe de dois filhos, que passa seus dias lutando para ser desejada por seu próprio marido novamente, a ponto de ter sua saúde mental prejudicada. Ao encontrar um antigo amigo nas redes sociais, não hesita em buscar pelo prazer e afeto que tanto necessita.


Maggie tem 17 anos e se envolve em um romance com seu professor de inglês casado, que alimenta a jovem de esperanças e sonhos interrompidos. Com o passar dos anos e a relação encerrada, percebemos, com uma dura clareza, como os homens são capazes de se safarem de seus pecados ao colocarem a culpa na “jovem desequilibrada”.


Sloane é uma mulher casada, feliz e dona de um restaurante de sucesso. Mas, entre quatro paredes, ela e o marido vivem relações difíceis de ser explicadas para as pessoas ao seu redor e que a fazem questionar o estilo de vida que o casal adotou.


Sinto que a escrita de Taddeo faz muito sentido para os fãs de Sally Rooney, autora de Pessoas Normais e Conversas Entre Amigos. É crua e visceral, mas cativante de um jeito que te obriga a continuar lendo, mesmo tendo total consciência do peso das situações em que as mulheres são colocadas. 


Leia nossa opinião sobre:


Essa é uma experiência muito intensa e difícil de engolir na maior parte, mas admito que me impressionei com o quanto fiquei envolvida por ser uma obra de não-ficção, um gênero que não estou (nem um pouco) acostumada.


A minha parte favorita foi o fato de a narrativa ter um formato que faz você tirar suas próprias conclusões e reagir, como se fizesse parte dos grupos de pessoas que convivem e julgam essas mulheres à distância.


Porque, sejamos honestos, se tem uma coisa que nossa sociedade sabe fazer, é julgar as escolhas de vidas alheias... Especialmente quando se trata de uma mulher.


Ao conhecermos mais sobre cada uma das personagens, nos deparamos com sentimentos conflitantes e confusos que, ouso dizer, todas as mulheres já sentiram na pele, mesmo sem passar por uma das situações específicas do livro.


Às vezes, não há nada melhor no mundo do que alguém nos fazendo uma pergunta.

 

Apesar de ser descrito como um “retrato inovador do desejo erótico, expondo a fragilidade, a complexidade e as desigualdades com que a mulher se confronta no relacionamento sexual”, Lisa fez um trabalho incrível ao retratar o que, na minha opinião, não diz respeito apenas ao desejo sexual, mas ao desejo explícito e interno em diversas formas.


O desejo de ser vista, ser aceita, ser amada.


O desejo de viver sem ter que se preocupar – ou ter medo – do mundo ao seu redor.


Atenção aos gatilhos: estupro, pedofilia, distúrbio alimentar, depressão, pensamentos suicidas.

5 comentários

  1. Oi, como vai? Que bom que curtiu a leitura! Parece uma obra bastante reveladora. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    ah, se comparou positivamente com a Sally já ganhou meu interesse.
    Se bem que a história conectando personagens femininas, deste estilo, sempre despertam meu interesse. E nossa tem umas temas pesados, mas certamente válidas as abordagens.

    Agradeço imensamente por suas "participação" no aniversário do Canto e suas belas palavras. hihi
    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca para ler esse livro, mas como ando sem $$ ainda nem comprei. Fui apresentada a ele quando trabalhava em uma livraria por um representante da Harper Collins e só pela forma como ele contou sobre o livro já me emocionei.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolina,
    Não tinha dado muita bola paara esse livro, confesso. A capa não é algo que me atraia muito.
    Mas fiquei impressionada com a premissa e a pegada intensa que a história tem!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A leitura parece bem intensa. Ainda não conhecia a leitura, e superficialmente não dá para saber quão profunda é. Mas é uma proposta que me deixou curiosa.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita