O Sol Também É Uma Estrela | Nicola Yoon

Existe alguma coisa mais legal do que se surpreender com uma leitura que você não tinha a MENOR expectativa?



O Sol Também É Uma Estrela conta como foi o dia divisor de águas em que Natasha e Daniel tiveram seus caminhos cruzados e os mundos virados de cabeça para baixo.
Natasha está prestes a ser deportada dos Estados Unidos de volta para a Jamaica com sua família, mesmo que não lembre de nada de seu país de origem, e não tenha a menor vontade de tentar se encaixar em mais um lugar estranho. Apaixonada por música melancólica e ciência, encara o mundo de uma maneira muito prática e racional, sem perder tempo buscando por um significado profundo na sequência de acontecimentos aleatórios que é a vida.

Tudo o que interessa tem que ser um Fato Observável.

A não ser que um certo adolescente coreano preocupado e fofo entre em cena.

Daniel Bae não está nem aí para se tornar um futuro médico formado na Segunda Melhor Escola que seus pais tanto almejam – ele só quer escrever sua poesia e ficar longe de seu irmão mais velho e irritante. Até que Natasha aparece, e tudo o que ele sabe é que quer é ficar perto dela. Precisa ficar perto dela.

Apesar da dinâmica “Razão x Emoção” entre os personagens ser super clichê, fiquei feliz em ver o quanto podemos refletir sobre as camadas da vida desses personagens tão marcantes e característicos. 


Todas as pessoas que encontramos e todas as escolhas que fazemos são parte da nossa história. Um milhão de futuros estão diante de nós.  Qual deles se tornará realidade? 

Pra começo de conversa, só o fato de se tratar de personagens não-brancos já foi uma surpresa pra mim, que infelizmente ainda não conheço muitas narrativas com essa dinâmica. A escrita de Nicola Yoon é leve e fluída, daquelas que você mal percebe o tempo passando, e gosto de pensar que ela tenha um ponto de vista similar ao de Tasha, por também ser uma jovem jamaicano-americana crescida em Nova York.  

A história é reflexiva e aborda as culturas jamaicana e coreana, a quebra de estereótipos, dinâmicas familiares, a pressão para ser perfeito, os desafios de um imigrante nos Estados Unidos, além de diversos fatos sobre a ciência, o universo e como as vidas de todas as pessoas convivendo ao seu redor podem mudar o rumo de seu dia.

E, é claro, como o amor pode mudar a nossa vida.

O livro foi adaptado para o cinema, assim como a outra obra de Nicola, Tudo e Todas As Coisas, que já assisti, mas ainda preciso ler. Seu trabalho é a prova viva de que o gênero Jovem Adulto, (ou Young Adult, pra você que costuma incluir palavras aleatórias em inglês no seu vocabulário), é muito mais do que somos capazes de imaginar. 




2 comentários

  1. Eu também me surpreendi muito com esse livro! Tem uma história linda!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom ser pega de surpresa assim, né? Haha
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita