Percy Potter e Harry Jackson?


Dizer que praticamente o mundo inteiro já leu ou conhece a história desses dois personagens de alguma maneira não é exagero. 

Seja por meio das adaptações (onde podemos concordar que não foram lá as melhores), das histórias originais ou por qualquer outro lugar, o filho de Poseidon e o Menino que Sobreviveu passaram por muita coisa para suas histórias serem amadas por milhões de fãs ao redor do globo. 


Afinal de contas, depois de todas as batalhas e ameaças de morte constantes, suas histórias merecem no mínimo ser ouvidas, né? 

Conheci a maravilhosa história do Harry uns dois anos atrás, apesar de já estar envolvida no mundo dos livros a mais tempo e hoje em dia sou mais uma das muitas pessoas totalmente obcecadas com a história do pequeno bruxinho com a cicatriz no meio da testa e amigos que dariam suas vidas para proteger a quem amam. 

Já com Percy Jackson, tomei coragem para ler muito recentemente, (literalmente um mês atrás) e a história me conquistou de um jeito que eu não esperava ser possível, mas estou muitíssimo grata porque aconteceu. Viramos a louca da mitologia, será? Talvez. (Sim). 

O fato é que, com as duas histórias, eu enrolei ou levei mais tempo para querer conferir por serem taxadas de "infantis". 

Pra todo lado, (principalmente no caso de Percy), as pessoas dizem que a escrita é infantil e portanto muito simples. A pergunta que eu faço aqui é: o que tem de errado nisso? 

Se as duas maiores sagas de praticamente todo o universo são infantis/infantojuvenis, já passou da hora de pararmos de nos referir a esse gênero como se fosse algo negativo! Um pouco de simplicidade nunca vai fazer mal a ninguém. Afinal de contas, a infância é muito melhor do que a vida adulta, e acho que todos nós em sã consciência podemos concordar com isso.

Eu sei que pode parecer besteira, e que talvez  tenhamos cada vez mais vontade de explorar o universo literário porque isso de alguma maneira nos torna pessoas mais "cultas" etc etc... mas isso não significa muito se nos tornamos pessoas que criticam negativamente um gênero inteiro só porque "não somos mais crianças" ou algo do tipo. 

Quantidade de leitura ou grau de dificuldade não é necessariamente melhor do que qualidade, não é mesmo?

Um exemplo básico é o fato de que o último livro já lançado sobre a história do Harry, "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" (ou "Cursed Child", pra você que comprou o exemplar em inglês), recebeu muitas críticas negativas, se tratando de uma adaptação para o teatro

O teatro é visto como culto e diferentão e para muitas pessoas (vulgo a grande maioria), a história não funcionou como a original, infantil e simples e criticada. 

Deixo aqui o meu apelo pra você que nunca leu nenhuma das sagas por comentários alheios e digo que você pode se surpreender com o que esses dois autores gigantes podem te oferecer. O máximo que pode acontecer é você não se interessar e seguir sua vida como se nada tivesse acontecido, lendo os clássicos complicados por aí. 

Duvido alguém conseguir falar sobre um assunto tão extenso e cheio de detalhes como mitologia grega e transformar em algo tão simples e maravilhoso e até mesmo lógico para alguém que não tinha o mínimo interesse antes. 

Vale lembrar também que as duas séries causam muita intriga entre os fãs que brigam entre si por "uma ser melhor do que a outra". Esse post está muito longe de apoiar atitudes como essa. 

Em pleno 2018, num mundo lutando por milhares de causas muitíssimo mais relevantes e importantes, já passou da hora de entender que gosto não se discute e cada um pode preferir o que bem quiser e entender. Essas discussões mais cansam (e irritam) do que qualquer outra coisa, na minha opinião.  

Use o tempo que você gasta discutindo para ler outra coisa, apoiar os autores ou postar aquela foto produzida no Instagram. Spotify também é um bom lugar pra passar o tempo, sem mencionar suas redes sociais e sua conta na Netflix. 

(A louça também ta sempre na pia te esperando, viu?). 

Se quiserem fazer comparações, sejam diferentes do esperado e apontem para os pontos positivos de cada obra e personagens. O mundo já tem negatividade o suficiente para focarmos nos erros de todos o tempo inteiro... chega de preconceito. 

Chega de dizer "gosto de Harry Potter (ou Percy Jackson), apesar de ser infantil..."

Tenha orgulho daquilo que te traz amor como um bom livro é capaz de fazer. Aprenda os valores dos nossos heróis e tenha a certeza de que você não está sozinha em nenhuma de suas jornadas. 

E, acima de tudo, será que alguém pode sonhar comigo sobre o quão incrível seria uma amizade entre bruxos e semideuses?




14 comentários

  1. Oi, Carol.
    Atire-me pedra quando quiser, mas eu nunca li nada dele.
    Confesso que vi alguns filmes e simplesmente AMEI.
    Quero muito ler, só ouço elogios da escrita.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!
      Não tem motivo pra atirar pedras, aqui somos a favor da paz e do amor!
      Nós do Fantasma somos completamente apaixonadas pelas duas sagas, então digo que vale muito a pena colocar na sua lista! Garanto que você vai gostar.
      Beijão!

      Excluir
  2. AMEI esse post demais! Nunca li nenhum dos dois, mas não por serem infanto juvenis, foi mais por preguiça mesmo HAHAHHA ah vai, as séries são enormes! Maaaas adoro histórias do gênero, acho que são mais leves e muitas vezes são capazes de nos prender muito mais facilmente do que aqueles livros todos cultos e diferentões. Outra coisa que super concordo é no ponto das brigas, não vivo nesse mundo dos fãs de HP ou PJ, mas vejo muitas briguinhas chatas assim de fora mesmo (ou até mesmo por eu ser fã de pop, rola muita briga de diva VS diva, então entendo como é) e não tem cabimento briguinhas dessas, né? Tanta coisa boa pra gente gastar o nosso tempo, bicho! Adorei o post e a mensagem!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ficamos muito felizes por ter gostado <3
      HAHAHAH sim, as sagas são realmente longas, mas quando você pega o embalo, mal pode esperar para descobrir tudo o que vai acontecer! Mas tudo bem, te perdoamos.
      Sabemos bem como funcionam as guerras de diva vs diva e concordamos completamente com o que você disse. Temos muuuuuita coisa boa melhor do que perder o tempo com frescuras!
      Muito obrigada pelo carinho, Gabi, ficamos muito felizes que tenha gostado <3

      Excluir
  3. Oi Carol, tudo bom?
    Eu acho a maior besteira esse povo que desmerece sagas como HP, Percy Jackson e outros do gênero infanto-juvenil por ser 'pra criança'. Esses livros formam leitores. Eu tô aqui no mundo literário porque cresci com Harry Potter, e daí pra frente descobri outros títulos. Amo os livros do Riordan até hoje, vivo e respiro toda saga nova que ele lança.
    Acho que discussões sobre livros são válidas contanto que os argumentos sejam pertinentes, e esse tipo definitivamente não vale. Só perda de tempo tentar discutir com quem pensa desse jeito :/
    Adorei o post!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo, Denise, melhor agora com esse comentário maravilhoso!
      Fico muito feliz em saber que foi "formada" pelo nosso amado menino que sobreviveu.
      Concordamos com o que você disse sobre discussão com bons argumentos. Os do post não valem, né?
      Muito obrigada pelo carinho!!!
      Ficamos muito felizes que tenha gostado <3

      Excluir
  4. Oi, Carol!
    Pra começo que eu nem considero HP8 um livro, aquilo foi uma fanfic muito mal escrita
    Acho bem nada a ver galera ficar julgando os livros por serem infantis demais.. Gente, pra mim qualquer leitura é válida. Fora que é um dos gêneros que mais amo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Pois é, pois é... as coisas de fato se perderam ali.
      Qualquer leitura é mesmo válida, e quanto mais, melhor, não é?
      Agradecemos muito sua visita e seu comentário. Essas discussões são sempre prazerosas <3
      Muito obrigada!

      Excluir
  5. Oie,

    nunca li Percy, mas Harry é a melhor série que já li na vida. ♥

    Abraços...

    submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michael!
      Deixamos nossa dica para conferir as obras do Rick Riordan, já que ama Harry tanto quanto nós.
      Agradecemos a visita ao nosso cantinho!
      Abraçossssss

      Excluir
  6. Olá amigo(a)!

    Gostei do seu blog, muito bom.

    Estou te seguindo, segue-me de volta =)

    Abraços!

    Att,

    #Tavares_Plug@do

    ResponderExcluir
  7. Amo Harry Potter, já Percy Jackson eu não curto muito não. Essa história de ser filho de Deuses do Olimpo, seilá, acho meio nada a ver (embora eu goste dos contos gregos).

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que o mundo do Percy não te cativou, Nanda! Mas que bom que é mais uma que faz parte dos que amam o Harry ❤️
      Obrigada pelo comentário e pela visita!

      Excluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita