Simon vs. A Agenda Homo Sapiens | Becky Albertalli


PARA: fantasmaliterario@blogspot.com

DE: Isabellimarino2000@gmail.com

ASSUNTO: Estardalhaços necessários.

 Caros leitores,

Tem algo sobre esse livro que me deixou um tanto abalada. Não tenho certeza ainda se é o fato de ter me identificado com o Simon em vários aspectos, se é o fato de Becky Albertalli escrever livros da mesma maneira que Bryan Adams canta "Heaven", ou se é o fato da Intrínseca sempre me ter como refém dos livros propriamente publicados.

Pode ser algo relacionado com a capa toda vermelha e respingada de tinta com uma pegada bem nerd também.

OK, há a possibilidade de ser tudo isso junto e eu ter uma queda por protagonistas irônicos. 

Droga, vocês me pegaram.

De qualquer maneira, uma coisa é certeira: manter um blog é menos cansativo do que conversar com seus pais sobre assuntos delicados, e eu tenho Simon Spier do meu lado para comprovar essa teoria. Fazer um estardalhaço se torna seu único objetivo a partir do momento que seu filho(a) nasce e isso é mais um motivo para o nosso Loverboy não contar para seus pais sobre sua sexualidade. 

Simon estava acostumado a enxergar a vida como uma peça de teatro na qual ele não era o protagonista, talvez o melhor amigo engraçado, mas isso muda quando ele começa a trocar e-mails com Blue, um anônimo da mesma escola que ele, mega fofo e que escreve muito, muito bem (sério, Simon revisa seus e-mails pelo menos duas vezes antes de enviar para se certificar que a gramática é digna o bastante). É incrível ver o jeito que com que o protagonista se apaixona pelo mundo através dos olhos de Blue. 

A trama descreve a estrada que Simon caminha durantes seus 16/17 anos de vida, principalmente depois de ser chantageado pelo Nerd Bobão identificado por Martin. O Martírio Abominável ameaça postar na rede social da escola uma captura de tela de um e-mail trocado entre Simon e Blue, que pode terminar com todo o relacionamento deles antes mesmo de ter começado, e em troca, o bobão quer a chance de conquistar o amor de uma das melhores amigas do Loverboy. Após devidamente chantageado, Simon se sente pronto para aquele dia de merda acabar. Mal sabe ele que outros virão.

O jeito comicamente desajeitado de Simon e sua insistência em dizer sempre a coisa mais virgem possível nos deixa bobos de amor, e esse romance delicado dos dois deu um tapa na minha cara. A construção da identidade, e dificuldade de Sair do Armário e se reapresentar para o seu universo diversas vezes mostra o quanto nós somos reféns da nossa própria zona de conforto, e que ser apto a mudanças não é nem um pouco simples, é só mais um motivo para fazerem outro estardalhaço. Por isso é tão comum se sentir preso dentro de si, e as vezes, parece que todos sabem quem você é, exceto você mesmo! 

A questão que o livro aborda não foca muito em como as pessoas te conhecem, na verdade. O caso é que querer se manifestar e agir de tal maneira causa um certo medo, e no fim do dia nós nos contemos. Talvez nós sejamos todos estranhos e talvez não queremos mudar.

A obra também aborda a insegurança quanto sua personalidade/sexualidade, e exemplifica de maneira sutil e clara que sentir-se seguro quanto a sua masculinidade não é a mesma coisa que ser hétero. Eu amei o fato de que o tema lida também com a crise de identidade, e o tanto que nos sentimos irrelevantes perante algumas situações que vida nos expõe. Mas as vezes algo dentro da gente muda, e talvez não queremos mais ser os mesmos. E aí vem mais estardalhaço.

Posso afirmar que após a leitura dessa obra linda e sensível, tive a certeza que as pessoas são como casas de quartos gigantes e janelas pequenas, e que continuar surpreendendo as pessoas é definitivamente uma coisa boa. Posso afirmar que a história me deixou com olhos estrelados, respiração presa e rindo como bêbada. Acho que me apaixonei um pouquinho por todos os personagens. Até pelo Martírio Abominável. Até por todas as frases soltas que Simon deixa. 

Além de perder a dignidade lendo este livro, algo que foi lindo de se ver, me perdi também em pensamentos enquanto escrevia essa resenha. O tanto que me identifiquei com a história não está disponível para ser comparado com nada deste plano, nada da mesma camada atmosférica! O livro é digno de estardalhaço, um imenso e incrível estardalhaço. 

Com amor,
Belli.

É uma caixa gigantesca cheia de constrangimento, e não vou fingir que anseio por esse dia. Mas provavelmente não seria o fim do mundo. Não para mim.







16 comentários

  1. Oi, Isa!
    Adorei como você escreveu a resenha.
    Antes eu não queria muito ler esse livro, mas eu vi o trailer da adaptação e fiquei com vontade agora haahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Muito obrigada pelo elogio!❤
      Sei como você se sente, esse não foi meu caso, mas sofri disso com A Culpa É Das Estrelas hahahaha. Agora que conheci o universo do simon mal consigo esperar pra ver o personagem tomando vida! O filme promete! Fica ligada que vai ter crítica da adaptação aqui no blog também.
      Um beijo!

      Excluir
  2. Uauuu eu já estava interessada na obra por causa do filme que vai estrear, mas agora eu tenho certeza de que vou curtir, achei mega interessante o tema!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Mal posso esperar pelo filme ahhhh!
      Eu simplesmente amei esse universo bem young adult do Simon. Deus abençoe Becki Albertalli!
      Beijão!

      Excluir
  3. Que jeito bacana de se apresentar uma resenha. Amei sua escrita.
    Quanto ao livro, confesso que não é o tema que eu gosto, mas, eu leria para sair da minha zona de conforto literária.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi seu nome leslie e ja lembrei de "see you again" da Miley Cyrus. Não podia não comentar isso aqui Hahahahha.
      Obrigada pelo elogio, Leslie. Eu simplesmente amo perceber que esses assuntos estão se espalhando com tanta naturalidade. Temas abordando a sexualidade e negros estão cada vez mais invadindo nosso dia a dia, e eu não poderia estar mais feliz com isso!
      Um beijão!

      Excluir
  4. Ola,
    Estou doida para ler esse livro e espero que me atinja da mesma maneira que aconteceu com você. Já criei simpatia pelo Simon só de ler sua resenha.
    Espero conseguir ler antes do filme.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!
      Acho que as palavras do Simon irão te tocar de forma ou outra, mesmo que não seja da mesma maneira que a minha. O bom é tirar uma lição do livro e sempre debater! Quando você conseguir ler (mesmo que depois do filme) não deixa de dar um alo pra gente, vai ser muito bacana! Fica de olho aqui no site que vai ter crítica da adaptação também.
      Beijão!!

      Excluir
  5. Oi Isabelli,
    Estou bem animada com esse livro e filme. Quero ler antes da estreia.
    A Pam Gonçalves elogia muito a autora, quero conhecê-la.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      A Pam é uma fofa, me aproveito muuuito das dicas dela!
      O livro é topzera da balada e o filme também promete!
      Beijão!

      Excluir
  6. Bom dia! Tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas tenho visto bastante resenhas positivas dele.
    Te desejo um excelente carnaval.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi, tha!
      O livro é merecidor de muitas resenhas positivas hahahaha.
      Meu carnaval ta show de bola, 6 livros novos e muita resenha pra fazer! Espero que esteja curtindo o seu também!
      Beijão.

      Excluir
  7. Oi
    ótima resenha, quero muito ler o livro e o filme parece ser bom, pelo que vi tirou muita coisa boa do livro. gostei desse trecho de sua resenha "Posso afirmar que após a leitura dessa obra linda e sensível, tive a certeza que as pessoas são como casas de quartos gigantes e janelas pequenas, e que continuar surpreendendo as pessoas é definitivamente uma coisa boa. "
    .

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Esse livro é mara! Acredito que eu li ele em uma época ótima, um tanto pessoal, aonde eu precisava ler algumas coisas semelhantes a estas escritas.
      Super recomendo!
      Um beijo!

      Excluir
  8. Este é somente um dos meus livros preferidos de sempre, já o li duas vezes e quero muito ver o filme (quero que o adaptem direitinho, tal como o imaginei), esse livro é tão especial, identifiquei-me tanto com o Simon. <3

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  9. Eu sei! Esse livro me pegou desprevinida, não esperava ser tão bom!
    Já estou viciada em tudo relacionado ao filme,desde os atores até a trilha sonora hahahahahha. 0 arrependimentos.

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita