Talvez Você Deva Conversar com Alguém | Lori Gottlieb


Você já terminou de ler algo e pensou, com toda a certeza do mundo, que vai não só carregar a história dentro de si para sempre, mas recomendar para absolutamente qualquer ser humano que passar por seu caminho?


É assim que me sinto, dias depois de terminar de ler Talvez Você Deva Conversar com Alguém: uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós. 


De longe o melhor livro de não-ficção que já li na vida, me fez chorar no transporte público, grifar um milhão de passagens e sentir uma sensação muito especial de pertencimento e compreensão


Lori, a autora e terapeuta (que quase considero como amiga íntima agora), nos mostra como todos os nossos sentimentos são universais e que ninguém está imune às ansiedades e dificuldades que precisamos encarar dia após dia, ano após ano.


Sabe quando alguém diz que a terapia é transformadora? Ela deixa muito claro que, mesmo que nada se resolva magicamente da noite para o dia, vale a pena se conhecer melhor e entender porque você enxerga o mundo daquela forma. 


Nem sempre vai ser confortável. Provavelmente, vai ser mais desafiador do que qualquer coisa que já fez na vida. Mas é assim que você pode encontrar respostas para perguntas que nem sabia que se escondiam dentro de si.



Além de nos mostrar a história de pacientes inesquecíveis, ela também conta toda a sua trajetória e ponto de vista diante das próprias dúvidas e incertezas, ensinando sobre psicologia e nos fazendo refletir a cada página virada. É impossível não se sentir como se estivesse sendo abraçado e como se tivesse levado um tapa na cara (no melhor sentido) inúmeras vezes.


Às vezes, em sua dor, as pessoas acreditam que a agonia durará para sempre, mas os sentimentos são, na verdade, mais como as estações do ano, vêm e vão. Só porque você se sente triste nesse minuto, nessa hora ou nesse dia, não significa que você se sentirá assim daqui a dez minutos, hoje à tarde, ou na semana que vem. Tudo que você sente - ansiedade, exaltação, angústia - vem e vai.


Se eu tivesse que escolher qual a melhor parte de concluir essa leitura, diria que é uma experiência muito prazerosa, apesar de intensa, mexe direto com a sua empatia e levanta um espelho que te convida a analisar o reflexo daquela pessoa como se fosse a primeira vez.


Lori fez a mistura perfeita entre apresentar teorias do mundo da psicologia e uma narrativa fluida que te deixa curioso para continuar, com personagens assustadoramente reais e únicos.


Assim como todos nós.




9 comentários

  1. Oi Carol, tudo bem?
    Primeira vez por aqui e já adorei a indicação.
    Faço terapia há anos e sou muito grata por esse processo. Já quero ler esse livro!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carolina.
    Que bom que gostou tanto do livro. Eu não sou de ler ficção e os poucos que eu li não me deram essa satisfação e a vontade de querer indicar para todos hehe. Mas esse me pareceu ser bem interessante.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi
    esse é um tipo de leitura que me agrada, mas que bom que a leitura foi positiva, e que foi uma boa experiência.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Eu sempre via a capa do livro e imaginava se tratar de diversas coisas e acabei nem lendo. Agora fiquei querendo muito ler, acho que estou numa fase da vida que essa é uma leitura necessária
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Primeiramente, quero lhe PARABENIZAR pela resenha MARAVILHOSAAAA... Sério, consegui sentir daqui todo o seu amor pelo livro e como ele te tocou! É tão bom quando um livro nos marcam assim, né?
    Confesso que esse livro já estava na minha lista de desejados, porém, sua resenha me fez desejá-lo pra ontem.

    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Carolina, tudo bem?
    Pessoalmente, não tenho muito desejo em ler não ficção, mas acho que sua resenha foi muito pertinente. Acho que saber abrir o coração, saber pedir ajuda, principalmente nos dias de hoje é NECESSÁRIO. E qualquer coisa que possa ajudar nossa saúde mental/física/bem estar, sou super a favor!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie Carol!

    Eu não leio muito esse tema de livro, mas acho que é interessante e dá aquele cutucão mas um abraço em um ombro amigo através da leitura, né? Acho que vale a dica, demais!!!!


    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  8. Olá Carolina,
    Achei bem interessante sua resenha e visão sobre a leitura. Provavelmente não seria um livro que pegaria sem uma boa indicação. Acredito que vai muito dessa ideia que mesmo sendo necessária, a terapia as vezes é dolorosa. Nos conhecer é um processo doloroso, e ver esse trabalho deve ser bem similar.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  9. Não-ficção não é muito minha praia, mas fico feliz que tenha sido uma experiência mais que positiva para você. Eu faço terapia há um tempo e, sim, é transformadora de verdade. E que bom que isso é passado dessa maneira no livro, o que o faz ser até essencial nesses tempos, né?
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita