como transformar sua casa em um cenário de romance de época

photo by Henri Lajarrige Lombard https://bit.ly/2SspLhH

Entre castelos, amores impossíveis, duelos e roupas marcantes, é impossível não querer trazer referências dos romances de época para a vida real. 


O charme da época encanta. Os detalhes característicos quase não são vistos nos dias de hoje. As roupas parecem ter saído de um conto de fadas. O tempo passou e a modernidade deixou essas particularidades presas nas lembranças do passado. 


Mas, se você é um admirador dos romances de época, saiba que existe um estilo originado dos séculos XVI e XVII, que podem transformar a sua casa em um verdadeiro cenário de romance de época!


O rocaille era o estilo preferido da realeza francesa, conhecido popularmente como estilo Luiz XV. Ele teve seu auge na decoração dos palácios do reinado de Maria Antonieta e Luiz XV, é caracterizado por apresentar riquezas nos detalhes rebuscados, nas peças feitas em madeira e com aplicações de folheados de ouro


Os camponeses que viviam na região de provence no Sul da França, no final dos anos 1700, tentaram copiar a riqueza dos luxuosos móveis, porém, por não ter o mesmo recurso, não conseguiram manter os detalhes luxuosos da decoração, criando assim o estilo provençal. 


O estilo provençal é caracterizado pelo acabamento fino e linhas com curvas sinuosas, apresentando detalhes entalhados e apliques em madeira, principalmente em formas de flores e conchas


Além dos belíssimos móveis provençais, o estilo se compõe de cores neutras e estampas florais em tons suaves de azul, rosa e verde ou listras e cenas rurais. O estilo provençal também pode estar presente nos tapetes, louças, tecidos e papéis de parede, completando assim todo o romantismo e estilo do charme francês


E você, já pensou em transformar sua casa em um verdadeiro romance de época? 


Visite o site da Atelier Clássico e faça as melhores escolhas no estilo provençal! ❤️

5 comentários

  1. Que dicas maravilhosas, amei o post :)

    http://www.meblog.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Acho esse tipo de decoração um arraso, ou simplesmente um quarto de leitura nesses toques. Ficaria luxo puro tb. hehe

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninas.
    Eu acho lindo. Mas também acho meio desconfortável e sem falar que os moveis custam os olhos da cara hehe. Por enquanto vou deixar só dentro dos romances de época mesmo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas,
    Adorei o post! Como uma boa amante dos romances de época, fico encantada com os móveis nesse estilo.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas,
    Eu gosto bastante desse estilo, mas não sei se funcionaria aqui em casa...
    Somos mais minimalistas, sabe?
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita