Às vezes é preciso queimar tudo e recomeçar. Depois de queimar, o solo fica mais rico e coisas novas podem crescer ali. As pessoas também são assim, sabe? Elas recomeçam.
Pequenos Incêndios por Toda Parte é uma obra escrita por Celeste Ng, publicada no Brasil pela editora Intrínseca que tem dado o que falar, especialmente agora que podemos conferir a adaptação na Amazon Prime.
Ao contrário do que normalmente acontece em adaptações literárias, encontramos um caso em que ela não apenas é fiel ao livro, mas igualmente surpreendente e de tirar o fôlego - os detalhes que não existiam na história original só serviram para deixar a história ainda mais impressionante e dolorosamente real.
Em Shaker Heights, Ohio, tudo é planejado: da localização das escolas, ao tamanho da grama à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson, jornalista e mãe de uma família aparentemente perfeita.
Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker, dando início a uma convivência não muito agradável (e um tanto polêmica) para as duas mães.
Ninguém é capaz de imaginar que Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo "status quo", ameaçando desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada e dentro do padrão.
O livro é incrivelmente detalhado e muito bem escrito, mostrando a história da vida de personagens completamente diferentes e que enfrentam suas próprias dificuldades e incertezas sobre a vida. No início, pode ser um pouco difícil de se acostumar com a escrita da autora, mas com o passar do tempo você logo passa a devorar a história pra tirar a pulga que fica atrás da orelha.
Essa é uma história que aborda, mesmo de maneira sutil, diversos temas delicados e relevantes para a nossa sociedade, como: racismo, feminismo, xenofobia, privilégios, maternidade, família e a maneira como a sociedade pode ou não impactar e ditar a pessoa que você é.
Essa é uma história que aborda, mesmo de maneira sutil, diversos temas delicados e relevantes para a nossa sociedade, como: racismo, feminismo, xenofobia, privilégios, maternidade, família e a maneira como a sociedade pode ou não impactar e ditar a pessoa que você é.
A minissérie foi encenada e produzida pelas atrizes Reese Witherspoon e Kerri Washington, que fizeram um trabalho incrível do começo ao fim - os cenários, a trilha sonora, as imagens da abertura, a própria interpretação de cada personagem.
Preciso destacar ainda o quão incrível foi a atuação de todo o elenco infantil, abraçando com sucesso todas as narrativas com o cuidado certo e que nos mostravam claramente seus medos, certezas e lutas para sobreviver no nosso mundo (cada vez mais) caótico.
O livro é incrivelmente detalhado e pode demorar um pouco pra pegar o ritmo, mas mesmo assim recomendo muito, porque essa história merece ser lida, assistida e discutida.
Agora, mais do que nunca.
Olá...
ResponderExcluirAmei o post!
Estou muito ansiosa pra ler esse livro e igualmente ansiosa pra assistir a série! Gostei de saber que a série possui algumas coisas diferentes, mas, que só tem a acrescentar...
Dica anotada <3
Bjão
Estou seguindo pra não perder nenhuma novidade ;)
http://coisasdediane.blogspot.com/
Oi, Diane!
ExcluirAchei essa história fantástica e realista em taaantos níveis, que foi meio assustador hahaha, espero que você goste tanto quanto eu se for dar uma chance!
Muito obrigada pelo carinho, esperamos que curta nosso cantinho <3