e vamos de maratona? | #MLI2020 #BKTBTN




Você provavelmente já ouviu falar da maratona literária organizada pelo Victor Almeida do canal Geek Freak, né?

Se não, seja muito bem-vindo e bora ler juntos!

Todo ano, o Victor faz duas maratonas: uma no verão, e uma no inverno. A ideia é basicamente incentivar os participantes a ler um pouco mais do que estão acostumados por um certo período: esse ano, a maratona vai rolar do dia 20 de junho ao dia 4 de julho, te dando 2 semanas inteiras pra dar um gás nas suas leituras! 

Como nós do Fantasma nunca participamos de nenhuma maratona antes, e mal fazemos TBRs (porque, sejamos francas, a gente não tem a menor capacidade de segui-las), decidimos aproveitar essa oportunidade e experiência!

O que mais gostamos nessa maratona em específico é que o Victor juntou 26 booktubers e cada um deles propôs um desafio diferente – então, além de ler mais, temos a chance de conhecer o trabalho de um monte de gente que não tínhamos visto ainda, compartilhando nossas leituras por aí

Ah, e é importante ressaltar que quem decide as regras é você. Ta liberado escolher mais de uma categoria pro mesmo livro, ler um pouco antes ou depois da maratona, escolher só alguns desafios, o que for. Maratona não é competição, então não se cobre e curta o máximo possível.


O mais legal no fim do dia é incentivarmos a leitura e o trabalho de alguns dos muitos produtores de conteúdo literário por aí. E participar de sorteios e brincadeiras nunca é demais 😉

Sem mais delongas, aqui vai a lista dos 27 desafios da Booktubatona:

1. Livro LGBTQIA+ lançado nos últimos 4 anos;
2. Livro de ficção histórica;
3. Livro de um gênero que você não lê com frequência;
4. Livro recomendado por um booktuber;
5. Livro favorito de um amigo seu;
6. Livro que é parte de uma série;
7. Livro encalhado na estante;
8. Livro que faz parte de um clube de leitura;
9. Livro que se passa no natal ou inverno;
10. Livro que te faz lembrar de alguém ou de alguma memória afetiva;
11. Livro que aborda algum transtorno/problema mental;
12. Livro em inglês;
13. Livro da sua infância (~bônus~);
14. Livro que acha que vai ser favoritado;
15. Livro de fantasia escrito por um(a) autor(a) negro(a);
16. Um ebook;
17. Livro relacionado ao meio ambiente;
18. Livro de realismo mágico/fantástico;
19. Livro de ficção científica (vale distopia!);
20. Livro nacional de autor(a) LGBTQIA+;
21. Livro nacional de autor(a) independente/editora pequena;
22. HQ ou livro pra aquecer o coração;
23. Livro que comprou na empolgação, mas depois viu alguém falando mal dele;
24. Livro de autor(a) latino-americano;
25.Título com a primeira letra do seu nome;
26. Autor que tem o mesmo primeiro nome que o seu;
27. Livro escrito por uma mulher;
28. Livro mais votado por seus amigos. 

Pretendemos postar nossas escolhas para a maratona durante a semana, então fique ligado por aqui e não deixe de acompanhar o perfil oficial no Twitter para ficar por dentro de todas as novidades e sorteios.

E aí, vai participar também? Já escolheu seus desafios? Conta pra gente!

12 comentários

  1. Oi Carol, tudo bem? Eu desisti dessas maratonas porque eu nunca consigo e fico frustrada rsrsrsrs mas desejo sorte e que você consiga ler tudo!! Aguardo a lista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      Não descartei a possibilidade de também me frustrar não hahaha mas estou confiante, acho que vai ser no mínimo interessante. Vamos ver no que vai dar!
      Obrigada pelo carinho <3

      Excluir
  2. Oi Carol
    Eu só dedico a vocês muita força e boa sorte na MLI, porque eu acho que se seguir TBR tá difícil, imagina esses desafios! Não vou participar porque as minhas leituras empacaram e eu não quero forçar nada, mas boa sorte!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      Realmente não é fácil não hahaha mas estamos animadas... eu aproveitei pra incluir meus livros encalhados em algumas categorias, vamos ver no que dá!
      Obrigada pelo carinho <3

      Excluir
  3. Eu tbm não tenho a menor capacidade de seguir TBRs, as vezes tenho uma lista em mente, mas surge um livro legal e ele passa na frente de todos os outros, haha.
    Achei muito legal o desafio, mas é necessário fazer os 28, ou escolher apenas alguns entre eles? Pois eu não conseguiria ler 28 livros em duas semanas.
    Ahh e boa sorte!
    Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leslie!
      Você pode escolher só alguns deles, a ideia é te fazer ler um pouco mais do que você ta acostumado :) eles vão fazer sprints, sorteios, brincadeiras... é só pra ser mais interativo mesmo!
      Obrigada, acho que vai ser bacana <3 haha

      Excluir
  4. Olá,
    Acho bacana quem participa, mas será mais um ano que ficarei de fora.
    E esse ano estou tentando focar mesmo nos da estante pra doar e tals.
    Mas com tudo que tá acontecendo, incluindo na minha família, meu ritmo de leitura tá bem lento; difícil focar.

    Boa sorte. Tenho certeza que virá várias leituras lindas.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana
      Também vou aproveitar pra tirar alguns livros da estante :)
      Espero que as coisas se resolvam da melhor maneira e o mais rápido possível!
      Muito obrigada pelo carinho e pela visita ❤

      Excluir
  5. Oi Carolina,
    Acho incrível quem consegue participar e cumprir as metas.
    Eu, particularmente, se faço TBR, nunca consigo cumprir, travo de uma tal maneira que sofro para voltar ao normal. Então, decidi não participar.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,
      Nós estamos sendo super leves nas metas, viu? Hahaha assim (provavelmente) não tem decepção!
      Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  6. Oi Carol,

    Achei super bacana a maratona e qualquer hora eu me arrisco a tentar rs.
    Por enquanto vou acompanhar vocês.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica,
      Tem sido uma experiência bacana! Espero que você participe e curta qualquer dia ❤
      Obrigada pelo carinho!

      Excluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita