Mosquitolândia | David Arnold

Mim Malone não está nada bem. E você definitivamente estará depois dessa obra prima. 
Prepare-se para conhecer a sua mais nova personagem favorita em um livro que certamente vai conquistar seu coração, assim como conquistou totalmente o meu. 

Sou uma coleção de esquistices,
Um circo de neurônios e elétrons;
Meu coração é o dono do circo:
Minha alma, o trapezista,
E o mundo, minha plateia.
Parece estranho porque é estranho,
É estranho porque sou estranha.

Se afastar da mãe para viver uma vida com o pai e a madrasta indesejada já era o suficiente para fazer com que Mary Iris Malone, nossa querida Mim, não estivesse bem. Descobrir que sua mãe ficou doente é o ponto de partida para uma drástica (e necessária) mudança de rumo. 

Um rumo direto à mãe. A mais de mil quilômetros de distância. Sozinha, de ônibus. Convivendo com todos os tipos de pessoas possíveis e imagináveis, acompanhada apenas de sua mochila com alguns pertences: seu caderno, onde inúmeras cartas são escritas detalhando a sua jornada maluca explicando todos os seus Motivos. Dinheiro roubado da mádrasta. Seu precioso batom brilhante. 

Mim é de longe uma das personagens mais fortes que eu já vi. Engraçada e problemática, cega de um olho, carrega sua maquiagem de guerra para todo lado e analisa o mundo por uma perspectiva sarcástica e muito inteligente. Ao longo do caminho, se encanta, se assusta e reflete muito sobre a vida: o que ela já foi, o que pode ser e seu papel no meio disso tudo.  

E, acima de tudo, reflete sobre seus sentimentos no meio dessa viagem e sobre o impacto das novas amizades e pessoas incríveis que cruzaram o seu caminho. 

Walt, um menino de muita luz e que sempre carrega seu cubo mágico, falando de Nova Chicago e tomando muito Mountain Dew. 
Beck, atrás de sua câmera com seu olhar enigmático e que carrega anseios escondidos por trás de um lindo sorriso, que arrebata seu coração e a faz tropeçar no amor, sem qualquer aviso prévio. 

Não consigo descrever o quanto esse livro é denso e lindo, com temas muito mais simples do que um simples Young Adult com uma garota de 16 anos em uma road trip como protagonista.

Recomendarei esse livro para sempre, e ainda assim vou achar pouco! Essa história é só amor, cumplicidade, empatia, força, inspiração e poesia. 

Que atire a primeira pedra aquela pessoa que nunca pensou em fugir da sua própria "Mosquitolândia" e ter um médico que tem um urso em seu consultório. 

Tenho certeza de que eles ainda se lembram ponto de encontrowski e darão fim à sua despedida de faz de conta. Eu, definitivamente, estarei lá quando isso acontecer.

12 comentários

  1. Oi, Carol
    Por muito tempo eu quis ler Mosquitolândia, até que comprei o livro. Eu dei uma pausada na leitura porque achei o início um pouco confuso, a narrativa não é tão simples, achei que a Mim tinha algum distúrbio porque não entendia 70% das coisas que ela queria dizer. Por isso resolvi parar e até hoje não voltei. Mas quem sabe eu não retorne a leitura depois dessa resenha linda!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      A Mim de fato tem ansiedade, e sua linha de pensamentos é realmente um pouco difícil de acompanhar logo que você começa a história! No meu caso, depois que me acostumei, fluiu muito rapidamente! Muito obrigada pelo elogio e espero que goste da história caso retome a leitura <3
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi Carol!
    Já vi uma galera comentando desse livro e ele sempre me chamou a atenção por essa proposta mais diferente e a capa! ☺ Agora vendo sua resenha tão entusiasmada com a obra, fiquei ainda mais curiosa para ler essa história! Realmente a protagonista parece ser bem legal! ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lex, espero que goste da história tanto quanto eu gostei. A capa é linda e faz muito jus a história em si, o que sempre é interessante <3
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oi Carol, tudo bem?

    Já tinha visto algumas postagens sobre o livro, mas não tinha entendido muito bem a história.
    Gostei da resenha e me deixou curiosa para conhecer essa personagem.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo ótimo!
      A história realmente parece confusa, mas vale muito a pena. A resenha está mais poética do que descritiva, mas faz sentido depois que voce já leu haha
      Beijos, e obrigada pela visita <3

      Excluir
  4. Oi Carol, nunca tinha ouvido falar dessa história, mas a forma como você escreveu essa resenha, com uma forma um pouco reflexiva e póetica, mais uma vez me deixou curiosa haha. Conferi o ebook e já que não estou podendo comprar livros físicos, o ebook vai para lista de desejados.

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yana, muito obrigada pelo carinho e fico feliz em saber que gosta do meu jeito de escrever! <3 Eu comprei o kindle recentemente e sinto que muitas das minhas escolhas futuras serão ebooks também hahaha
      Beijos e obrigada pela visita de sempre!

      Excluir
  5. Oi, Carol!

    Adorei a sua resenha! Já tinha esse livro marcado nos desejados, mas já havia até o esquecido, e agora você me lembrou de como preciso lê-lo pra ontem! Parece ser mesmo magnífico.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Fico muito feliz que tenha gostado <3 espero que sua experiencia seja tão boa quanto a minha foi, e magnífico é uma ótima palavra para descrever essa história!!!
      Beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  6. Eita Carol, que protagonista!! Adorei pela descrição! eu não conhecia a obra, mas já super simpatizei!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, ela é incrível!!!! Fico feliz que tenha simpatizado haha <3
      Beijão <3 Obrigada por sempre visitar

      Excluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita