Meu Coração e Outros Buracos Negros | Jasmine Warga

O que vai acontecer com nossa energia quando morrermos?



Aysel, que rima com pincel, é apaixonada por física e passa mais tempo do que deveria em seu emprego entediante em telemarketing, visitando um site para suicidas. Carrega em suas costas um peso inimaginável, uma dúvida eterna em sua mente, uma lesma preta em seu estômago e um buraco negro dentro de seu coração.

Mesmo sabendo que o título não aponta necessariamente para uma história leve e fácil de ser contada, me interessei muito pela obra e me surpreendi com o rumo tomado em diversos momentos. Principalmente no final. Preparem-se para uma resenha escrita pelas duas pessoas desse blog, amantes da editora Intrínseca!

Focado em tabus como o suicídio e a depressão, o livro nos mostra como a vida de Aysel mudou drasticamente depois que seu pai cometeu um crime horrendo que o condenou à prisão. Quem poderia garantir que ela não carregava o gene da loucura, que tomou conta dele, dentro de si? Foi pensando nisso que ela encontrou o site chamado "Passagens Tranquilas". Que, de tranquilo, não tinha absolutamente nada. 

Mesmo que ela quisesse tirar a própria vida, não significava que ela precisaria fazer isso sozinha. Foi assim que ela e RobôCongelado marcaram seu primeiro encontro - um tanto quanto macabro - para discutir os detalhes de como iriam partir desta para uma melhor.

Cada personagem foi cuidadosamente criado e aos poucos vamos entendendo melhor a realidade e trajetória de cada um ao longo da história. Como poderia um garoto que aparentava ter uma vida tão boa, com uma mãe tão agradável?

E foi entre milk shake de morango e batata frita com pimenta em uma lanchonete de cidade pequena que Aysel percebeu que sua lesma poderia ser algo maior e o RobôCongelado se tornou um pouco mais quentinho. Quase aconchegante e familiar.

Planos foram feitos, possibilidades e consequências foram expostas como as cartas de um baralho em uma mesa de bar, e dois buracos negros se fundiram. Só precisou de uma única faísca. Mas sabe como dizem, uma faísca pode mudar tudo.

E mudou muito. Mudou tanto que chegou em nevar a março! É, parece que milagres acontecem mesmo, só não podemos viver deles. Era um milagre os dois se encontrarem e estabelecerem uma relação "saudável", na medida do possível: bons parceiros era o que os definia. Parceiros se entendem e precisam um do outro, acho que esse é ponto do livro.

Em um mundo onde todos se esforçam para ser autosuficientes, negligenciam o fato de que não há nada de errado ou frágil em precisar de outro alguém ou algo. Alguém/algo com que se identifique.

A obra é bem gostosa e dá vontade de entendê-la, te faz querer decifrá-la a cada vírgula, até chegar o último ponto final. As 305 páginas do livro fazem algo parecido com como quando alguém aperta sua mão com tanta força que você quase não consegue senti-la mais. Mas nesse caso você sente. Ah, se sente!

RobôCongelado faz o favor de abrir os olhos de Aysel, e a mocinha cumpre o dever de ensinar ao Recém-Descongelado talvez, só talvez, seja realmente tudo relativo, não só o que Einstein afirma em sua teoria da relatividade, como o tempo e a luz, mas literalmente tudo.

A vida pode ser um pouco terrível e incorrigível até o universo mudar um pouco e o ponto de observação ser alterado e, de repente, tudo parece mais suportável. Até a ideia de morrer. 

Talvez o que todo mundo precise é de alguém para percebê-lo, observá-lo até que suas pernas fraquejem e algo dentro de você exploda. Seu coração. E todos os seus outros buracos negros.





13 comentários

  1. Oiieee


    Ah meninas que resenha linda!!! Eu ja queria ler esse livro antes e agora com certeza quero conferir, adoro livros que discutem temas tabus e esse parece ser sido super bem trabalhado.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! <3
      Agradecemos muito pelo seu carinho e temos certeza que voce vai adorar essa história tão linda e explosiva.
      Beijão nosso!

      Excluir
  2. Olá,
    A capa desse livro é tão linda.
    Gostei muito da abordagem, uma vez ou outra pesquiso sobre leituras que abordam a saúde mental. São sempre bem-vindas pra mim. Amei a dica.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, essa capa é genial!
      A saúde mental abordada nesse caso é mais suave, mas vale muito a pena e espero que voce aproveite a leitura tanto quanto nós <3
      Beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  3. Olá meninas, esse livro me conquistou só de saber qual seria a temática trabalhada. Depois dessa resenha que tocou meu coração, estou com ainda mais vontade de ler, mesmo que esteja basicamente sem tempo nenhum na minha agenda de vestibulanda. Estou muitooo curiosa para saber o que rola nesse livro e como a abordagem acontecerá!

    Um beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yana, leia e leia sem dó! Posso te garantir que a leitura é rápida e acredito que voce consiga encaixar um espacinho que seja entre sua agenda para apreciar essa belezura. Esperamos que goste!
      Um beijão do Fantasma <3

      Excluir
  4. Tenho esse livro há algum tempo em ebook, à espera de ser lido, mas acabo sempre por deixar de lado, mas tenho muita curiosidade nele, parece ser mesmo uma leitura que vou gostar =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  5. Oi, meninas! Tudo bom?
    Li esse livro faz um tempinho e curti bastante a história. É bem pesada e mexe bastante com o emocional, mas a autora sabe escrever com uma delicadeza e sutileza maravilhosas. Só achei o final meio corrido, mas no geral foi uma leitura ótima.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Também achamos que o final foi corrido. Algumas decisões que eram trabalhadas por toda a obra mudaram "do nada", e isso poderia ser tratado com um pouco mais de cuidado. Mas, no final das contas, amamos.
      Beijão!

      Excluir
  6. Oi meninas, tudo bem? Quando comecei a ler a resenha imaginei que fosse um livro bem pesado, mas parece que a leitura é bem fluida e delicada, Gostei, dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas!
    Eu achei esse livro em um passeio pelo site da Saraiva e fiquei bem empolgada com a premissa.
    Gosto desse tom pesado que me faz pensar. Está na lista para ser uma das minhas próximas leituras.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Agradecemos pelo carinho, Diane <3
    Nós também levamos mais tempo do que queríamos para conferir esse trabalho tão lindo mas garantimos que vale muito a pena! Ficamos muito felizes que tenhamos conseguido te animar. Yay!
    Beijão do Fantasma <3

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita