Você | NETFLIX

Quando Guinevere Beck entra na livraria do Sr. Mooney procurando por um livro de Paula Fox, ela pode dizer adeus para a vida com a qual está acostumada. A partir desse momento em diante, Joe Goldberg, gerente do lugar, fica obcecado com a mulher e passa a seguir todos os seus passos com um olhar atento e completamente invasivo.


Recentemente adicionada ao catálogo da Netflix, "Você" deu o que falar desde seu lançamento e sua repercussão com determinados comentários demonstra como somos capazes de não detectar um relacionamento abusivo e justificar uma série de ações erradas por acreditar no amor daquela pessoa. Isso sem mencionar a clara crítica a respeito das redes sociais e à nossa própria exposição, a maneira com que nos relacionamos atualmente e como isso pode ser superficial.

Como muitos já sabem, a série se inspirou no livro escrito por Caroline Kepnes, e este é um caso em que sua adaptação foi fiel à narrativa original. Ainda que (obviamente) existem diferenças entre os dois formatos, achei que a produção foi responsável e conseguiu manter diversas semelhanças e deixou tudo extremamente interessante – muito repugnante sob diversos aspectos, mas ainda assim, funcionou perfeitamente bem.

A narrativa é feita pelo ponto de vista de Joe (interpretado por Penn Badgley, de Gossip Girl), que passa a aprender cada vez mais sobre a vida de Beck (Elizabeth Lain), desde onde ela mora a todas as mensagens que troca com suas amigas e familiares. Em determinados momentos, vemos um pouco da adolescência problemática de Joe na presença de seu chefe, Sr. Mooney, nos dando a oportunidade de entender um pouco mais sobre o que o levou a ser como é.

Para mim, foi realmente frustrante ver diversos pensamentos do Joe, como por exemplo a ideia de que Beck deveria ser grata a ele por tirar determinadas pessoas de seu caminho para que ela pudesse alcançar seus sonhos e seguir com sua vida. A série retrata diversos relacionamentos abusivos na vida da garota, não apenas com o personagem de Penn exclusivamente. A cada episódio novo descobrimos que o buraco é beeeeem mais embaixo! E o livro deixa ainda mais claro que Beck realmente não é a garotinha perfeita e inocente que imaginamos. 

A polêmica verdadeira está no fato de pessoas torcerem por Joe, como se ele fosse o mocinho da história e fosse tudo bem agir da maneira que agiu simplesmente por estar apaixonado por Beck. Se você também acredita nisso, recomendo que assista novamente e entenda o quão grave esse tipo de pensamento é e como isso pode influenciar negativamente em sua vida. 

O próprio ator, Penn Badgley, respondeu a diversos fãs que se mostraram apoiando seu personagem, mostrando como isso não é uma coisa legal, e como Joe realmente não é uma boa pessoa, e suas ações não são aceitáveis. 

A série, como um todo, foi extremamente bem produzida e o elenco é espetacular. Temos Shay Mitchell, de Pretty Little Liars como uma das personagens em uma atuação muito convincente e suas cenas são extremamente importantes para o desenvolvimento de Beck. O livro possui uma narrativa muito fluida e interessante, apesar de ser agoniante em alguns momentos. 

De maneira geral, recomendo tanto a série quanto o livro e deixo aqui o convite para refletirmos sobre nossas próprias vidas e relacionamentos! 


Xoxo......



21 comentários

  1. Eu assisti a série e não sei até que ponto é possível dizer que a trama critica a positividade à relacionamentos abusivos, pois até quase o final da primeira temporada Beck não sabia o que Joe fazia por suas costas e quando ela soube, ela encarou tudo aquilo como doentio, e não uma prova de amor, o problema no geral não foi como Beck reagiu, mas sim como você disse, a forma como os telespectadores tem aceitado os atos de Joe é que é prejudicial. Se aceitam um sociopata stalker como prova de amor, imagine o que poderão aceitar na vida real.
    Eu gostei muito da série e de todas as reflexões que ela trás, porém, detestei a Beck, mas não é por isso que eu desejaria que ela passasse por tudo o que passou.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leslie, se você detestou a Beck pela série, acredito que a detestaria ainda mais no livro. Achei a personagem bem diferente do que foi retratada na adaptação, mais manipuladora e até sacana em alguns momentos. Não que o Joe não merecesse, né?
      E sim, acho que fizeram bem em mostrar que ela não encarou nada daquilo como uma coisa positiva, mas sim a realidade doentia. Por (mais) esse motivo que fico chocada em ver pessoas torcendo por ele e não se importando com... tudo. haha
      Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  2. Oiiiieee!!!
    Eu assisti a série e fiquei bem frustrada, não consegui gostar, desculpa rs!
    Eu queria ter lido o livro antes porque é o que eu gosto de fazer, mas a Rocco fez o favor de pecar na divulgação e quando a série saiu eu mal sabia que era adaptação de livro. Quando fiquei sabendo, já estava chegando no finalzinho e não quis parar de ver.
    Mas enfim, achei uma história arrastada, extremamente sem graça no começo, quase parando rs. Ela começa melhorar um pouco do sétimo EP em diante. Foi uma série que se eu não estivesse movida pela curiosidade, não conseguiria ver até o final.
    E também não entendi como as pessoas podem ter gostado do Joe e torcido por ele, isso mostra claramente a inversão de valores que o mundo se encontra, porque eu tive ranço dele desde o primeiro Ep, aquele comportamento dele era notavelmente doentio.
    Enfim, não sei se tenho coragem de pegar o livro agora, depois de ter assistido, mas quem sabe. (ps. ainda tô com ódio da Rocco rs)
    Quero ver a segunda temporada porque tô sedenta pelo revenge rs

    Beijos :*
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thay, não se desculpe! Apesar de eu ter gostado, te entendo perfeitamente. A Rocco realmente não fez um bom trabalho na divulgação, eu fiquei sabendo da existência do livro depois que eu já tinha começado a assistir a série, se não faria a ordem inversa de livro-série haha
      E o ranço por ele é MUITO REALLLLL! Sério, desde o primeiro momento ficou claro que ele é totalmente fora da casinha. Confesso que se você não gostou tanto da série, pode acabar não gostando do livro também. A narrativa não é arrastada, mas é mais desconfortável do que assistir à série.
      Beijos e obrigada pela visita <3

      Excluir
  3. Oi, Carol!

    Eu gostei muito da série, principalmente por como foi construída e por prender total a nossa atenção. Por outro lado, certas cenas é mesmo de enfurecer e de ficar chocado com o tanto de absurdos que passam pela cabeça de Joe, e ele ainda acredita que está fazendo o certo e o melhor para ela. E Beck é bem sem noção de não reparar nada, além de cometer um erro após o outro, mas é assim mesmo que acontece na vida real, no fim das contas. 90% das pessoas que estão numa relação abusiva não percebem, e ainda se irritam quando alguém vai dizer isso a elas. É uma série que causa um turbilhão de sentimentos, e por isso mesmo é tão boa!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com tudo o que você apontou, Carol! Acho que essa "complexidade" e esse lado pesado da série é justamente o que a torna tão boa. Só por trazer esse tipo de discussão, já a considero importante, mesmo que muita gente não goste dela!
      Beijosss

      Excluir
  4. Oi Carol, tudo bem?
    Eu curti bastante essa série, inclusive tem resenha dela lá no blog!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe! Fico feliz que também tenha gostado, vou conferir sua resenha!

      Excluir
  5. Oi
    todo mundo falando dessa série, quero assistir, mas não por agora. Que bom que curtiu ela e que recomenda, parece ser interessante ver uma série desse estilo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, espero que também goste da série quando decidir assisti-la :)
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Oi Carolina,
    Eu assisti a série e achei ela um pouco absurda demais para mim. Tanto, que nem fiquei com vontade de ler.
    Mas é viciante e fui até o final, quero ver a segunda temporada logo porque estou com medo de romantizarem um pouco o personagem pelas notícias que vi.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale, ela é mesmo bem absurda haha o livro é ainda mais sinistro, porque temos apenas a visão do Joe, e apesar de ser uma leitura rápida, é bem assustador. Vamos ver no que dá a segunda temporada!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Carol,

    Quero muito ver essa série e tirar minha opinião sobre ela, já que tantos comentários negativos quanto positivos sobre ela.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série de opiniões bem divididas mesmo. Vou querer saber o que você achou!
      Beijos, obrigada pela visita <3

      Excluir
  8. Oie!
    Li o livro e não curti tanto assim, fiquei meio decepcionada. Mas, claro, quero ver a série, só estou com um pouco de receio e preguiça. Não consegui gostar da Beck, a vida pessoal dela foi muito "tanto faz" para mim, mas mesmo assim torcia para ela sair da situação que não sabia que estava. Eu fico muito assustada com as pessoas romantizando. Eu acho tão doentio.
    Bem, que bom que você gostou! Espero ver a série logo.
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não classifico o livro como um que eu curti. A Beck do livro é bem diferente do que da série, mas a do livro eu não gostei nada também... nada santinha e inocente como imaginamos na série.
      Quero saber o que você achou, caso assista!
      Beijos

      Excluir
  9. Oi! Eu comecei a ver, mas não foi uma série que me prendeu. Deixei de lado, mas vi que vem fazendo muito sucesso. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida! Vi muitos casos de pessoas que não gostaram, assim como você!
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Carol!!!
    Eu adorei essa série.. e realmente chega a ter momentos que a gente se vê gostando do psicopata... mas acho que pelo fato da atriz principal fazer tanta raiva nos telespectadores rsrsr
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, eu adorei a sua observação! A Beck realmente é capaz de nos irritar com muuuuita facilidade.
      Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  11. Olá
    Estou bastante curiosa para assistir essa série. Acredito que vai me deixar meio desestabilizada, por conta do tema complicado, mas vai me fazer pensar em coisas importantes, o que é sempre bom.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita e o carinho <3

Fantasma Literário - encontre sua história favorita